Início » Empresa aposta na importação de produtos para a saúde
Notícias Corporativas

Empresa aposta na importação de produtos para a saúde

Um a cada dez produtos médicos que circulam em países de baixa e média renda são de baixa qualidade, diz OMS; Antonio Luccisano assume como CBO da Tech Four Medical

Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), publicados pela Journal of Management & Primary Health Care, há mais de 1,5 milhão de dispositivos médicos em circulação no mundo, com uma média de cerca de 14 mil novos produtos sendo lançados no Brasil a cada ano.

De acordo com a agência especializada das Nações Unidas responsável pela saúde pública internacional, um em cada dez produtos médicos que circulam em países de baixa e média renda são de baixa qualidade ou falsificados.

Nesse contexto, Antonio Luccisano anunciou a chegada da Tech Four Medical ao Brasil. A empresa, da qual ele se tornou sócio e CBO (Chief Business Officer), nasceu com o objetivo de descomplicar a importação e a comercialização de produtos para a saúde.

Luccisano é formado em biologia e pós-graduado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Ele atuou no segmento médico durante vinte anos e, durante quinze anos, na área de Medical Devices, com cardiologia, anestesia, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ortopedia e neurocirurgia. “A minha carreira foi baseada no conhecimento e  na diversidade de produtos médicos e suas particularidades”, detalha.

Ele conta que a ideia para o negócio surgiu em 2014, no final do MBA em Economia e Estratégias de Negócios da FGV, como TCC (Trabalho de Conclusão do Curso). “Na época, elaborei exatamente a Tech Four Medical (com outro nome), mas já prevendo que um dia poderia tirar do papel e realmente se tornar realidade”. 

Luccisano explica que os planos se concretizaram com o Dr. Marcio Palma e a chegada de dois novos sócios, Dr. Oscar de Camargo Neme e Dr. Thiago Navarro – empresários do ramo médico à frente do Instituto TEA, rede de tratamento para crianças autistas, com quatro clínicas em atividade, e o Grupo Fisiomed.

“A Tech Four Medical está inserida em uma indústria global de dispositivos médicos que está passando por uma transformação em modelos de negócios”, diz o empresário. “Somos uma empresa que busca no mundo todo soluções inovadoras e reconhecidas por seus resultados para o mercado da saúde, importando e comercializando no Brasil”, completa.

Atividade demanda liberação da Anvisa

Luccisano explica que a atividade exercida pela Tech Four Medical exige autorização da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). Além disso, é necessária a presença de um farmacêutico responsável para supervisionar o armazenamento, a manipulação e a distribuição de medical devices e correlatos.

No Brasil, a regulação dos dispositivos médicos deve cumprir com a legislação da Anvisa e os produtos devem respeitar a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) –  n. 185, de 2001. O documento descreve que os dispositivos médicos devem ser descritos de forma detalhada com indicação, finalidade ou uso a que se destina.

Além disso, a descrição deve incluir: precauções, restrições e advertências relacionadas ao uso; formas de apresentação; detalhamento do processo fabril com destaque para etapas críticas que comprovem o domínio tecnológico da produção, bem como contribuindo para a eficácia e segurança.

Perspectivas

Luccisano conta que, hoje, Tech Four Medical está em negociação com produtos oncológicos, teste de reagentes, materiais biológicos, enxertos ósseos, odontológicos e OEM, além de enxertos com antibióticos, entre outros produtos.

“A ideia da empresa é trazer ao mercado nacional as melhores tecnologias e fazer uma logística operacional assertiva, com parceiros estratégicos”, afirma.

“Hoje, em nossos cadastros, temos mais de 500 parcerias com distribuidores pelo Brasil da área médica e mais de 1000 profissionais médicos das mais diversas áreas para oferecer aos clientes todo o suporte, de vendas, marketing, treinamento, logístico, regulatório e operacional”, afirma. 

Para mais informações, basta acessar: https://techfourmedical.com/