Início » Projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design
Notícias Corporativas

Projeto social idealiza soluções sustentáveis para resíduos da construção civil por meio do design

Iniciativa do Instituto A.Yoshii chega à terceira edição com oficinas em parceria com o arquiteto e urbanista Fabrício Roncca. Os colaboradores transformam materiais não utilizados nas obras em itens de decoração e mobiliário

Vergalhões de aço, pastilhas de vidro, madeirite e tubos de PVC: como esses resíduos, tão comuns em canteiros de obras, podem ter outro destino e aproveitamento, que não seja o descarte? A resposta está em uma iniciativa inédita na construção civil, o “Obra&Arte”, projeto do Instituto A.Yoshii que chega à sua terceira edição em Londrina (PR).

Da necessidade de se criar soluções sustentáveis para materiais não utilizados nas obras, surgiu a ideia de ressignificá-los com foco no design. A iniciativa social viabiliza a confecção de pendentes, luminárias, mesas e objetos de decoração, por meio de um trabalho desenvolvido por colaboradores da construtora. A ação já reaproveitou toneladas de materiais e resíduos que seriam descartados. 

“Chegamos à terceira edição do projeto que, em anos anteriores, mostrou o quanto este trabalho é relevante do ponto de vista da sustentabilidade, ao reaproveitar resíduos da construção civil que seriam descartados e também do estímulo aos colaboradores que passam a ter um novo olhar sobre esses materiais, tão comuns no dia a dia de trabalho deles, para algo transformador, criativo e funcional”, afirma o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira. 

Instrumento de expressão pessoal

O arquiteto e urbanista Fabrício Roncca será o responsável pelas oficinas do projeto Obra&Arte em Londrina. Formado pela Universidade Estadual de Londrina, o renomado profissional reúne experiência de mais de 20 anos na área de projetos de arquitetura, interiores e design de mobiliário. O arquiteto possui prêmios como Ouro no A´design Award Italia (2019), Prata no A´design Award (2018), Prêmio Salão Design (2018) e Prêmio Museu da Casa Brasileira (2017).

Para ele, a funcionalidade do design também pode estar relacionada às emoções, sensações e outras perspectivas. “É aí que entram nossos valores. O design não é, e não deve ser, apenas uma forma exata de projetar e executar soluções. Ele pode influenciar, transformar e ajudar a construir um novo mundo. Nossos valores, quando compartilhados, são instrumentos fundamentais para essas ações”, diz. Depois de finalizadas, as peças serão expostas em uma mostra de arte. 

Oficinas

A edição 2023 do “Obra&Arte” contará com a participação de cerca de 20 colaboradores da construtora, todos voluntários. O primeiro encontro será no dia 22 de junho, com uma palestra de iniciação sobre o projeto. 

No dia 1º de julho, a construtora promoverá um workshop para apresentar ao grupo alguns conceitos básicos de design e questões relacionadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. O cronograma da iniciativa inclui mais três oficinas para ensinar e treinar os colaboradores. O projeto é a oportunidade de ampliar a visão de cultura e arte em todos os participantes. “É uma experiência transformadora, que nos possibilita desenvolver diversos talentos. Faz parte do nosso compromisso, agir como agente transformador e manter o olhar sempre voltado para a integração e o desenvolvimento das nossas equipes”, finaliza Aparecido. 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, ao meio ambiente e à cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 16 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2022, o Instituto foi reconhecido pelo sexto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: www.institutoayoshii.org.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.