Início » Corpo de Bombeiros celebra 147 anos de conquistas históricas na corporação
Manaus

Corpo de Bombeiros celebra 147 anos de conquistas históricas na corporação

No último ano, novos equipamentos e viaturas foram adquiridos e postos operacionais receberam melhorias e reestruturações

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está completando, nesta terça-feira (11/07), 147 anos de criação da corporação no estado. Entre as conquistas alcançadas no último ano estão a aquisição de novos equipamentos e viaturas, desenvolvimento de pesquisa científica que beneficia o serviço dos bombeiros militares, reestruturação do Grupamento de Resgate e Emergências Médicas (Grem) e funcionamento de alguns postos operacionais em novas sedes.

De acordo com a comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, ao longo desta gestão a corporação tem conquistado melhores condições de trabalho para os bombeiros militares e a prestação de um serviço de excelência à população amazonense. 

“Durante essa gestão nós temos conquistado grandes objetivos no CBMAM, e essa é uma das prioridades do governador Wilson Lima, que presta apoio constante à corporação. Nossas melhorias vão desde o aprimoramento dos bombeiros por meio de capacitações, bem como reestruturação para nossos militares da área de saúde, aquisição de novos equipamentos, viaturas e tudo isso para atender cada vez melhor à sociedade”, pontuou o comandante-geral do CBMAM. 

Reestruturação do Grem

Com o pacote de entregas do Governo do Amazonas para a área de segurança pública, o Corpo de Bombeiros recebeu, no dia 31 de maio deste ano, novas viaturas e equipamentos, que possibilitaram a reestruturação do Grupamento de Resgate. Agora, o Grem tem veículos de Unidades de Resgate (URs) para atender todos os postos da capital. 

Saúde ocupacional dos bombeiros

Neste ano, o CBMAM implantou também o Protocolo Operacional Padrão (POP) a ser utilizado pelas tropas da corporação para assepsia das Roupas de Aproximação (RA), que é um equipamento usado pelos combatentes em ocorrências de grande exposição física. A iniciativa, com base em pesquisa científica pioneira no estado, tem como principal objetivo garantir a saúde ocupacional dos bombeiros.

“Esse foi um trabalho realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas para implantar um protocolo pioneiro, que garante a higienização das roupas, sem comprometer a eficácia desse EPI em ocorrências de incêndio. Além desse cuidado com nossos militares, também temos feito constantes cursos para o aprimoramento do nosso operacional”, explicou coronel Muniz. 

Unidades Operacionais

O Corpo de Bombeiros realizou, neste ano, a transferência da Base do Pelotão Fluvial para as dependências do Porto do São Raimundo, zona oeste. A medida garante maior facilidade de locomoção das equipes de mergulhadores, que resulta em atendimento de ocorrência mais rápido.

A sede do Grem, que funcionava em um prédio no calçadão da Praia da Ponta Negra, também foi transferida. A nova base funciona nas dependências do Aeroporto de Manaus, e dispõe de amplo espaço com recepção, ala administrativa, dormitórios para o operacional, armazém de medicamentos e insumos, banheiros e copa. 

Homenagem  

No aniversário do CBMAM, bombeiros militares, entre oficiais e praças, receberam uma homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Com entrega de honraria concedida como forma de valorização pelos serviços prestados ao Amazonas.