Início » Técnicos da Fundação Estadual do Índio (FEI) participam do I Encontro Estadual de Controle Interno do Amazonas
Economia

Técnicos da Fundação Estadual do Índio (FEI) participam do I Encontro Estadual de Controle Interno do Amazonas

FOTOS: Abrahão Graham/FEI

Evento debateu sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo e outros temas


A Fundação Estadual do Índio (FEI) participou do I Encontro Estadual de Controle Interno do Amazonas, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-AM).  O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) nos dias 10 e 11 de maio.

A iniciativa teve a finalidade de debater sobre o funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo e discutir temas como Governança e Integridade Estadual, Proteção de Dados, Auditoria Governamental e Controle Social.

O encontro contou com a presença do diretor administrativo-financeiro da FEI, Vanderlei Alvino, da chefe de gabinete, Maria Monteiro, da Controladora Interna, Marlice Cristina e do ouvidor, Igson Andrade.

Para o diretor-administrativo-financeiro da fundação, Vanderlei Alvino, participar desse encontro é fundamental para intensificar e aprimorar os serviços da administração pública do Estado.

“Esse é um momento de aprendizado, pois, dessa forma, podemos melhorar as práticas e alcançar resultados efetivos e transparentes, agregando valores aos processos administrativos e trazendo benefícios à gestão pública da instituição”, ressaltou Alvino.

Unidade de Controle Interno da FEI

Para garantir a eficácia e efetividade operacional, com base nas normas, políticas e procedimentos, em 19 de outubro de 2020 foi instituída a Unidade de Controle Interno (UCI) na FEI através do Decreto 42.891, mas apenas em 20 22 iniciou-se a sua estruturação.

“A UCI tem o objetivo de melhorar os serviços prestados à administração pública sendo um passo essencial para a construção do controle efetivo e prévio da política institucional e interna da fundação”, enfatiza Sinésio Trovão, diretor-presidente da FEI.

A Controladora Interna, Marlice Cristina destaca como é operacionalizado o serviço na instituição.

“O nosso trabalho no dia a dia, traz uma metodologia de trabalho que contempla ações de curto, médio e longo prazo, visando trazer retorno positivo para o órgão estadual. E para este ano, estamos buscando fortalecer o nosso potencial da Controladoria para nos tornarmos referência no Estado”, disse Marlice.

Além disso, a FEI disponibiliza de um canal de ouvidoria para atender às demandas externas através de informações sanando dúvidas de forma transparente dentro dos parâmetros institucionais.

Com informações da assessoria.