Início » Secretário Nacional de Defesa Civil estará em evento sobre crise climática no TCE, na próxima semana
TCE

Secretário Nacional de Defesa Civil estará em evento sobre crise climática no TCE, na próxima semana

A Mesa Redonda sobre “Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas”, que acontece na próxima sexta-feira (28/04), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), terá a participação secretário-substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Wesley de Almeida Felinto.

Promovido pelo Ministério Público de Contas (MPC) e com o apoio do TCE-AM, o evento vai debater sobre políticas públicas relativas à Defesa Civil, assim como ações e planejamentos voltados a prevenção dos desastres naturais em três horas de debate com várias autoridades municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil se junta a outros nomes já anunciados pelo MPC, como o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; o secretário-executivo de ações da Defesa Civil, Francisco Ferreira Máximo Filho; o diretor da Seinfra Urbana do Tribunal de Contas da União (TCU), José Reinaldo Gusmão; o idealizador do evento, procurador de contas do MPC-AM, Ruy Marcelo; o prefeito-presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Souza; do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, além do defensor público do Amazonas, Rodolfo Pinheiro Bernardo Lobo.

O secretário Wesley Felinto é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB) e Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e é especializado em Direito Público pelo Centro Universitário Projeção. Também é militar de carreira do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e, atualmente, está na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O debate promovido pelo MPC acontece em meio aos recentes casos de alagamentos e desbarrancamentos que deixaram famílias desabrigadas na capital amazonense e a constância de eventos trágicos advindo das enchentes severas em Manaus e municípios do interior do Estado. A Mesa Redonda ‘Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas’ tem o intuito de abordar formas de evitar tragédias ocasionadas pelos efeitos da crise climática e discutir o impacto dessas mudanças na região junto aos representantes do poder público. 

Inscrições já estão abertas

As inscrições para a Mesa Redonda estão abertas. Para participar, basta acessar o link da escola de Contas tceam.moodle360.com.br/ead/enrol/index.php?id=783.

O evento é aberto para líderes comunitários, estudantes, servidores públicos e sociedade em geral e terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do TCE-AM, entre elas YouTube, Facebook e Instagram, com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).