O ministro da Justiça, Flávio Dino, confirmou, para os próximos dias, a chegada da base fluvial da Polícia Federal na região do Vale do Javari, no Amazonas, que ele havia anunciado na semana passada. A região é onde há a maior concentração de indígenas isolados do país. Com capacidade para 200 pessoas, a embarcação estava abandonada, mas foi recuperada e será usada no patrulhamento dos rios da região.
O Vale do Javari é a região onde o jornalista britânico Dominic Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram assassinados em junho do ano passado, por pescadores e caçadores que invadiram território indígena e estavam sendo denunciados. O julgamento dos autores das mortes começou nesta segunda-feira (20), em Tabatinga (a 1.106 km de Manaus) e vai até sexta-feira (24).
Flávio Dino disse também que governo federal planeja operações de desintrusão em mais seis terras indígenas ao longo deste ano, após o fim da retirada de garimpeiros da área yanomami, em Roraima. Desintrusão é o nome dado à retirada de ocupantes não originários em áreas legalmente demarcadas como terra indígena.
As áreas indígenas já foram definidas – nenhuma é no Amazonas:
Terra Indígena Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia; Kayapó, Mundurucu e Trincheira Bacajá, no Pará; e Arariboia no Maranhão.
Dino afirmou que a operação na Terra Indígena Yanomami deve durar até abril e admitiu que ainda há presença residual de garimpeiros.
Com informações do Portal ÚNICO.
Adicionar comentário