Início » Moradoras do Lar das Marias ganham dia de beleza na luta contra o câncer
Manaus

Moradoras do Lar das Marias ganham dia de beleza na luta contra o câncer

A ação vai ocorrer no próximo dia 22 de março, na sede da entidade sem fins lucrativos, localizada no bairro Dom Pedro, com atendimento tanto para as pacientes em tratamento como para suas acompanhantes.

No mês dedicado às mulheres, os cuidados com a saúde não podem ficar de fora, sobretudo por conta das campanhas que orientam para a prevenção e tratamento precoce do câncer de colo de útero (Março Lilás) e do câncer colorretal (Março Azul-Marinho). Neste contexto, os cuidados pessoais e de beleza também fazem parte da cura, já que a autoestima é um dos pilares para elas se manterem firmes na luta contra a doença.

Foi pensando nisso que a direção do Centro de Ensino Técnico (Centec) se uniu ao serviço de assistência social do Lar das Maria para proporcionar às moradoras da instituição um momento especial de cuidados femininos. A ação vai ocorrer no próximo dia 22 de março, na sede da entidade sem fins lucrativos, localizada no bairro Dom Pedro, com atendimento tanto para as pacientes em tratamento como para suas acompanhantes.

“Uma das coisas que nossas assistidas mais gostam é cuidar da beleza, pois é desestressante para elas, tendo em vista a rotina agitada de FSecom (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas), comenta a psicóloga do Lar das Marias, Valéria Leite Albuquerque, referindo-se ao vai e vem para exames, consultas e terapias do tratamento.

Já a professora Viviane Melo, gestora do eixo de gestão do Centec, informa que a atividade vai contar com a participação de professores e alunos do curso técnico em estética. “Além de dar aos estudantes a oportunidade de por em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, eles também poderão exercitar a humanização do seu lado profissional, visto que atenderão pessoas com histórico de saúde e psicológico muito delicado”.

A professora destaca que entre as atividades que serão oferecidas às moradoras do Lar das Marias estão massagem relaxante, SPA dos pés e limpeza facial. Para o atendimento a escola irá levar equipamentos profissionais como ‘cadeiras quicks’ e ‘macas portáteis’, além de diversos produtos de higiene e beleza, como esfoliantes, água micelar, hidratantes corporais e faciais, protetores solares e sabonete facial.

Toda ajuda é bem-vinda

O Lar das Marias atende, atualmente, 34 mulheres, vindas de todos os municípios do Amazonas. Mas a capacidade é para atender até 50, sendo 25 enfermas e 25 acompanhantes. A entidade lhes fornece, além do abrigo, alimentação, atendimento psicossocial, nutricional, atividades de artesanato, cursos profissionalizantes e condução, porém, elas ainda carecem muito de apoio financeiro, pois geralmente são mulheres que já vivem em vulnerabilidade social.

“É muito importante para elas poder contar com qualquer ajuda nesse sentido, sobretudo por conta de algumas medicações que precisam ser compradas. E nós (o Lar) também precisamos de recursos para lhes proporcionar uma alimentação balanceada e adequada ao seu processo de tratamento. Assim como itens de cuidados e higiene pessoal, por isso, toda ajuda é bem-vinda”, ressalta a psicóloga Valéria Albuquerque.

Ela destaca que além da comida, a instituição tem uma despesa bastante alta, com água, energia elétrica e gasolina, por isso, toda ajuda é bem-vinda.

Além de participar dos brechós que realizamos, qualquer pessoa pode ajudar com doações, tanto de materiais como em dinheiro. Podendo inclusive ser um colaborador mensal, através do carnê da instituição. Os interessados podem fazer uma visita ao Lar, na Avenida Dom Pedro, 984, Dom Pedro I, zona Oeste, ou buscar mais informações pelos contatos informados no site da entidade: http://www.lardasmarias.com/fale-conosco.html

Sobre o câncer

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Radioterapia, “o câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”.
Já o câncer colorretal, que atinge o intestino grosso e reto, é o segundo tipo da patologia mais comum no país, tanto em homens quanto em mulheres, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca).