Em fevereiro passado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou que Manaus é a capital que mais recebeu avisos de risco de deslizamentos de terra desde o ano de 2016
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, informou na manhã desta segunda-feira (13) que já autorizou a liberação de recursos financeiros para Manaus, por conta de deslizamentos e desabamentos que estão ocorrendo na capital, em razão das chuvas fortes do período.
Góes recebeu telefonema do governador Wilson Lima nesta manhã, que confirmou a presença do prefeito David Almeida nesta terça-feira (14), em Brasília.
Nas primeiras horas da manhã, o prefeito anunciou que vai decretar situação de emergência em Manaus. Essa iniciativa facilita a obtenção de empréstimos e liberação de recursos de forma mais rápida, para atender as emergências. Os recursos via ministério aguardam, apenas, a publicação do decreto municipal em que reconhece a situação de emergência em Manaus por conta das chuvas.
Ao ÚNICO, o ministro afirmou que está em contato com o senador Omar Aziz (PSD), com o governador Wilson Lima (União) e com o prefeito, David Almeida (Avante) para alinhar ações de socorro. “Já orientamos o prefeito, que assim que publicar o Decreto Municipal, entre no nosso Sistema Federal com as informações. Também vamos iniciar os Planos de Trabalho para Ajuda Humanitária Restabelecimento e Reconstrução”, acrescentou Waldez.
Quanto aos valores a serem liberados, Waldez afirmou que serão definidos nos planos, com as informações da Prefeitura de Manaus.
O ministério também vai enviar, ainda nesta segunda-feira (13), equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para assistência e orientação dos gestores locais para o desenvolvimento dos planos de emergência. O prefeito David Almeida deve tratar deste assunto com o presidente Lula nesta terça-feira (13), em Brasília, por ocasião do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Com informações do Portal ÚNICO.
Adicionar comentário