Início » PF apreende bens em operação contra lavagem de dinheiro que investiga governador do Acre, Gladson Cameli
Destaque Política

PF apreende bens em operação contra lavagem de dinheiro que investiga governador do Acre, Gladson Cameli

PF apreende bens em operação contra lavagem de dinheiro que investiga governador do Acre, Gladson Cameli, e outras autoridades do governo. Pelo menos três pessoas foram detidas em Manaus durante a ação deflagrada nesta quinta-feira (9) pela Polícia Federal, que cumpriu 89 mandados de busca e apreensão em seis estados e no Distrito Federal. A operação, denominada “Ptolomeu III”, é uma continuação das investigações da operação iniciada em 2021 e tem como objetivo bloquear bens para futuramente ressarcir os cofres públicos. Embora Gladson Cameli seja um dos alvos, não foi o principal foco das buscas desta quinta-feira. Os mandados foram autorizados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os alvos da operação não foram divulgados, mas segundo a TV Globo, Gladson Cameli não é alvo direto das buscas desta quinta-feira, sendo alvo de outras sanções definidas pelo STJ. O pai de Gladson, Eladio Cameli, e um irmão do governador, Gledson Cameli, também são investigados na operação.

A ação, que contou com mais de 300 policiais federais, foi deflagrada a partir de investigações da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República, da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União. Além do bloqueio dos itens de luxo, a decisão do STJ prevê 31 afastamentos de cargo ou função pública, 57 proibições de contato com investigados e acesso a órgãos públicos, 57 entregas de passaporte, 70 quebras de sigilo bancário e fiscal, e 15 empresas com atividades econômicas suspensas.

Em nota, o governo do Acre afirmou que a operação desta quinta é uma “continuidade dos procedimentos policiais anteriores” e que o “governo do Estado, sempre atuando com transparência e retidão, mais uma vez se coloca à disposição das autoridades”.

As buscas foram realizadas no Acre, Amazonas, Goiás, Piauí, Paraná, Rondônia e Distrito Federal. No Acre, equipes da PF fizeram buscas em gabinetes da Casa Civil e da Secretaria de Fazenda do estado.