Início » Cervejaria amplia compromissos socioambientais em Passos MG
Notícias Corporativas

Cervejaria amplia compromissos socioambientais em Passos MG

Iniciativas estão em linha com o objetivo da empresa de construir sua cervejaria mais sustentável no Brasil. Novos projetos contemplam programas de reflorestamento e de gestão hídrica

Prestes a dar início às obras da sua nova cervejaria em Passos, no estado de Minas Gerais, o Grupo Heineken anuncia novas ações que complementam os compromissos já assumidos anteriormente em prol do meio ambiente e da comunidade local. Entre as iniciativas, está uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação florestal de áreas com função hídrica – preferencialmente em parques e reservas da região – por meio do fomento de viveiros para produção de mudas nativas. O trabalho também será fortalecido com o incentivo de iniciativas e organizações locais.

A cervejaria também passará a fazer parte do Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas (ANA), apoiando o Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que visa apoiar propriedades rurais localizadas na bacia que abastece a população da cidade. Serão três frentes de atuação: conservação e recuperação da cobertura vegetal natural; conservação do solo e da água; e saneamento ambiental rural. Além da melhoria na qualidade e quantidade da água, a iniciativa gera renda para os pequenos agricultores mediante o Pagamento por Serviços Ambientais.

Todas as ações socioambientais foram sugeridas de forma voluntária pela cervejaria e estão previstas em acordo firmado nesta manhã, em Belo Horizonte (MG), no qual o Grupo Heineken, o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) se comprometem com a proteção do ecossistema local. “Esse é mais um passo em direção à construção dessa que será a nossa cervejaria mais sustentável no Brasil até aqui. Os compromissos assumidos estão alinhados entre as partes envolvidas com o objetivo único de proteger o meio ambiente e desenvolver a região. Entendemos que quaisquer discussões em torno das políticas e práticas de preservação ambiental são extremamente importantes para garantir os avanços urgentes dessa agenda. Queremos fazer parte da solução, trabalhando em conjunto com especialistas, órgãos reguladores e com toda a sociedade”, reforça Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da cervejaria.

Com previsão de inauguração em 2025, a cervejaria do Grupo Heineken em Passos empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte como Heineken e Amstel. O terreno foi escolhido a partir de critérios fundamentais, como disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local – respeitando o patrimônio histórico e cultural local e priorizando o distanciamento de unidades de conservação ambiental -, além de facilidade logística.

Outros projetos socioambientais foram anunciados em 2022

O projeto da primeira cervejaria do Grupo Heineken em território mineiro já contemplava processos e equipamentos ainda mais modernos e eficientes, 100% de abastecimento por fontes de energia renovável – contribuindo para a meta de neutralidade de carbono do Grupo – e a construção de um sistema de abastecimento hídrico que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente na cidade, deixando um legado para a comunidade local. 

A cidade de Passos também já está dentro do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken®, que permite que todos os moradores do município tenham acesso à energia renovável por meio de usinas sustentáveis como fazendas solares a partir de um cadastro simples e de forma 100% digital na plataforma da marca, sem necessidade de instalação em casa. O projeto contribui para a redução do impacto de cada residência ao meio ambiente e ainda oferece desconto na conta de luz. O mesmo vale para os bares e restaurantes locais, que podem receber até 15% de redução na conta mensal. 

A cervejaria se comprometeu, ainda, a apoiar cooperativas de catadores da cidade e iniciativas locais de logística reversa de vidro, fomentando a cadeia da reciclagem. E, por meio do Instituto HEINEKEN, a empresa impactará positivamente mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade para promover uma relação mais equilibrada com a bebida alcoólica.