Tubulações rompem a Zona Leste e deixam bairros sem água; cratera ‘engole’ veículo

Pelo menos três bairros da Zona leste de Manaus amanheceram o ‘Sábado de Aleluia’ (4) sem água, após o rompimento de duas tubulações do sistema de abastecimento durante a madrugada.

A primeira tubulação se rompeu por volta de 1h30, na rua Varre Vento, bairro de São José 1, deixando três famílias desabrigadas.
“Estávamos dormindo quando percebemos que nossas residências estavam inundadas. É uma falta de respeito com os moradores, sobretudo com quem tem criança em casa, passar por uma situação dessas. E o pior é que não tenho para onde ir”, comentou a moradora de uma das residências Larissa Freitas.Ainda segundo informações da moradora, o Corpo de Bombeiros esteve no local e isolou a área. Em outra residência, o senhor Francisco das Chagas, 58, precisou ser retirado da casa, pois o local apresentava risco de desabamento.O grupo especial de ações de Defesa Civil foi acionado para apoiar na retirada dos móveis do proprietário.  A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está avaliando a situação social da família.

A assessoria da concessionária Manaus Ambiental informou que a tubulação de 6 centímetros passa na calçada das residências. Numa delas, localizada abaixo do nível da rua, a água invadiu pelo porão, o que atingiu indiretamente as outras duas residências.

“Devido à área ser com declividade acentuada foi considerada de risco, pela Defesa Civil, que já interditou a localidade. A equipe técnica da concessionária já realizou manobras hidráulicas na área para conter o vazamento e está no aguardo do laudo finalda Defesa Civil para executar os serviços de manutenção, reaterro e recapeamento asfáltico, que devem durar por meia hora”.

A Manaus Ambiental também informou que “está prestando toda a assistência necessária para as famílias”.

Coroado

Uma cratera aberta na via pelo rompimento da tubulação no Coroado ‘engoliu’ um carro – fotos: divulgação
Uma cratera aberta na via pelo rompimento da tubulação no Coroado ‘engoliu’ um carro – fotos: divulgação

A outra tubulação rompeu na alameda Cosme Ferreira, próximo à feira do Coroado, causando grande transtorno ao trânsito no início da manhã. Uma cratera aberta na via pelo rompimento da tubulação chegou a ‘engolir’ um Fiat Strada, de placa NOW 0571.

Por conta do incidente, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) teve de interditar  um trecho da via, no sentido bairro/centro. Agentes do órgão estão no local orientando o tráfego.

A Manaus Ambiental informou que também já está executando a manutenção e “dará continuidade aos trabalhos com os serviços de infraestrutura, que contemplam reaterro e recapeamento asfáltico. Tudo está previsto para término até o fim do dia de hoje ”.

Ainda conforme a concessionária, as áreas sem abastecimento de água terão o serviço normalizado até a madrugada de domingo (5). A áreas afetadas englobam: Acariquara, Ouro Verde, Comunidade Carijó, Petros, Tiradentes e Vila Gaia, onde vivem em média 10 mil pessoas.

carro-cratera 2

 

Fonte: EM TEMPO Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *