Trump autoriza uso de força letal na fronteira com México, caso necessário

Flórida – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta quinta-feira que pode haver uma paralisação do governo relacionada à segurança na fronteira com o México, sugerindo que ele pode frear negociações caso não seja liberado mais dinheiro para um muro entre os dois países.

“Pode haver uma paralisação? Certamente pode e será sobre segurança na fronteira, da qual o muro é parte”, disse Trump a repórteres em Palm Beach, na Flórida. Trump disse também que autorizou as tropas norte-americanas a usarem força letal, se necessário, na fronteira com o México. “Se eles precisarem, vão usar força letal. Eu dei o OK – eu espero que eles não precisem.”

Trump também alertou que os Estados Unidos poderão fechar a totalidade da fronteira com o México por um período de tempo “se acharmos que chegou a um nível onde vamos perder controle ou nossas pessoas vão começar a se machucar”.

Antes das eleições parlamentares dos EUA mais cedo neste mês, Trump denunciou a aproximação de uma caravana de imigrantes como uma “invasão” que ameaça a segurança nacional dos EUA, e enviou milhares de soldados à fronteira para ajudar na segurança.

O secretário da Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse na quarta-feira que recebeu autorização para conceder poderes maiores a soldados na fronteira mexicana para ajudar a proteger agentes da fronteira, e aguardaria direção do Departamento de Segurança Interna.

Mattis disse que soldados ajudarão a proteger os agentes de fronteira com escudos e cassetetes, mas não estarão armados.

 

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *