Prefeitura vai plantar mil mudas de árvores no Corredor do Mindu no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/06, será comemorado pela Prefeitura de Manaus com o plantio de 1 mil mudas, arbóreas e frutíferas, no Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, marcando o início do processo de requalificação ambiental das margens do igarapé, no trecho entre os bairros Novo Aleixo e São José.  A ação começa às 9h e tem como meta a recuperação da área de preservação permanente (APP) do corredor do Mindu.

Foto – Reprodução Internet

“Este será um momento histórico para a cidade porque estaremos colaborando para a recuperação de um trecho de um dos mais importantes cursos d’água da cidade, o Igarapé do Mindu, dando mais um passo para o processo de revitalização do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, que vem sendo coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior.

Nesta sexta-feira, 2, equipes das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp), Infraestrutura (Seminf) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizaram uma ação de sensibilização na área, convidando os moradores para participarem do plantio na próxima segunda-feira.

O Corredor Ecológico do Mindu passa por um processo de requalificação urbana e ambiental com a desapropriação e demolição de casas existentes no local, sinalização da obra com placas e atendimento social, por meio de contrato firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF). A Unidade Executora de Projetos (UEP-Seminf), responsável pelo contrato, aguarda a liberação de recursos para a continuidade do projeto.

Na ação desta segunda-feira, serão plantadas mil mudas de espécies florestais e frutíferas, num trecho de aproximadamente 2 quilômetros de extensão, respeitando os 30 metros de largura da APP. As espécies escolhidas são pau-pretinho, jutairana, munguba, seringueira, açaí, cacau e ipê. O trabalho continuará até o final do ano, com o plantio total de 2,3 mil mudas na faixa da APP requalificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *