PL cria o Dia do CAC esportista é aprovado na Aleam

Uma das modalidades que mais cresce no país, os praticantes do tiro desportivo no Amazonas terão um dia especial. O projeto de lei 305/2019, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (PV), foi aprovado na manhã desta quinta-feira (17), no plenário Ruy Araújo e reserva o dia ‪8 de maio‬ para homenagear os praticantes do esporte no estado.


A data, intitulada como o Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador, passa a integrar o Calendário Oficial do Estado do Amazonas. Atualmente, os CAC’s, como são chamados os praticantes, disputam campeonatos locais, brasileiro e mundiais, devidamente vinculados ao Exército Brasileiro, através do Decreto n. 3. 665 de 20 de novembro de 2000.


Nos últimos meses, segundo matéria publicada no Jornal O Globo na edição do dia 22/04/2019, o registro de colecionadores, atiradores e caçadores, cresceu 879% (oitocentos e setenta e nove por cento) dentro dos últimos 12 meses.

 
“Nós não estamos criando a atividade. Ela já existe, mas só tem o registro quem preenche os requisitos dispostos pelo Exército Brasileiro, que é o responsável em emitir o Certificado de Registro (RC). Só no Amazonas são de 10 a 15 mil praticantes do tiro esportivo, de acordo com informações do Exército e que, nos finais de semana, estão nos stands e que estão aptos, a praticar o esporte. A data é uma forma de homenagear o esportista”, justificou.
 

Destaque no esporte

Atualmente, entre os atletas que brilham no cenário nacional e internacional, estão os amazonenses Márcio Gabriel, 20 e Mário Neto, 19. Ambos praticantes da International Practical Shooting Confederation (IPSC).

Márcio Gabriel conquistou o bicampeonato brasileiro em 2018. Atualmente ele fez parte da equipe brasileira que disputou o torneio Latino-americano, na Argentina.

Mário Neto, por sua vez, já soma os seguintes títulos:

2x campeão brasileiro Standard junior, 5° lugar no Standard Overall – 2017, 1° lugar do Standard Overall – 2018
e campeão mundial Florida Open, na Flórida – EUA, fevereiro deste ano.

Requisitos para obter o RC

Identificação pessoal, idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica, não ter antecedentes criminais, ter residência fixa, comprovação de renda e etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *