O Clube “Leiam Mulheres” Chegou em Manaus !!

“O fato de que sou escritora: uma mulher escritora, não uma dona-de-casa que escreve, mas alguém cuja existência, em sua totalidade, é comandada pelo ato de escrever”, a célebre frase da escritora e filósofa existencialista francesa Simone de Beauvoir nos traz o pensamento sobre a arte da escrita feminina.

Se por um lado sobram talentos como Simone de Beauvoir, Clarice Lispector, Anaïs Nin, Vírginia Woolf, Jane Austen, Chimammanda Ngozi entre outras, por outro lado, falta estímulo para leitura de obras femininas. Na arte em geral, é visível a disparidade entre os gêneros, logo, com a literatura não foi diferente. Desde 1901, o Prêmio Nobel teve apenas 15 mulheres premiadas em suas edições, outro número curioso é o da Academia de Letras que contabiliza 5 mulheres dentre os 40 membros.

Leiam Mulheres acontece nesse sábado dia 23 em Manaus.
Leiam Mulheres acontece nesse sábado dia 23 em Manaus.

Em virtude desse cenário e com proposta de incentivo à leitura de mais obras de escritoras, das clássicas as contemporâneas, o projeto Leia Mulheres começou em 2014 com a escritora Joanna Walsh propondo o #readwoman2014 (leiamulheres2014) que consistia em ler obras de autoras. Atualmente o projeto está presente no Brasil em mais de 20 cidades e chega à Manaus esse mês.

O Leia Mulheres em Manaus terá sua primeira edição no dia 23 de abril e será mediado inicialmente por 4 mulheres: Anita Moreno, Lalita Lopes, Fernanda Fernandes e Ananda Aline. Os encontros devem ter intervalos de 30 a 40 dias, sempre em local acessível para a população, onde todos serão bem-vindos, inclusive homens. O primeiro evento será no Local Hostel Manaus, no Centro de Manaus, onde a ideia não é que seja realizado através de palestra e sim por troca de ideias, debates e informações. Segundo as mediadoras, são vários objetivos, tais como estimular a escrita para as mulheres, apresentar escritoras, debater contexto históricos, personagens e quebra de estereótipos.

O primeiro livro do clube é “Sejamos todos feministas” da autora nigeriana Chimammanda Ngozi. Na obra a escritora conta parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito para que se alcance a igualdade de gênero. Segundo a autora, tal igualdade diz respeito a todos, homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade.

Clube Leiam Mulheres em Manaus acontece no dia 23 de abril e conta com sua participação.
Clube Leiam Mulheres em Manaus acontece no dia 23 de abril e conta com sua participação.

O evento Leia Mulheres em Manaus é gratuito e público, acontecerá no dia 23 de abril, no Local Hostel localizado na Rua Marçal, no Centro da Cidade. Dúvidas relacionadas ao evento podem ser tiradas no grupo do projeto na internet: Leia Mulheres Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *