Mãe das águas: Grafite em reservatório na Ponta Negra destaca cores e cultura da Amazônia

A cultura amazônica em uma arte nas alturas. Com esse enfoque, a concessionária Águas de Manaus resolveu dar uma nova cara ao reservatório localizado na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste. O local agora conta com um grafite de autoria do renomado artista Raiz Campos, intitulado como “Mães das Águas”. Desde que começou a ser desenhada, a arte vem chamando a atenção de quem passa pelo local e está virando um “point” para fotos nas redes sociais.

Raiz Campos destacou que o grafite é o maior da região norte e representa um sonho realizado. “Este é o maior grafite da Região Norte, nunca pintei um reservatório como esse. Cheguei a pintar viadutos, mas esse é ainda maior. Esse é um treino para pintar reservatórios mais altos. Estou realizando um sonho. É um grande desafio”, afirmou.

A iniciativa de grafitar o reservatório faz parte da campanha “#Manaus no Coração”, programa da concessionária que promove uma série de ações voltadas para cultura, capacitação, empreendedorismo, esporte e bem-estar social. Além da produção do grafite, o reservatório da Ponta Negra também contará com um mural colaborativo, transformando o espaço em um local de uso coletivo para moradores da cidade e turistas. “O reservatório possui aproximadamente 27 metros. Fiquei bem livre para desenvolver arte e poder trabalhar um conceito mais voltado para a água. O desenho escolhido é de uma índia, inspirada em uma amiga moradora do município de São Gabriel da Cachoeira. Ela simboliza as populações que cuidam da floresta, da água, do planeta. Ela é como se fosse a mãe da água”, descreveu Raiz Campos, sobre o conceito da arte desenvolvida para o reservatório. O

mural colaborativo deve ser iniciado ainda em novembro. Alguns jovens da cidade vão receber uma oficina de Raiz Campos e produzirão a arte do mural sob a supervisão do artista.

“MÃE DAS ÁGUAS” – O desenho “Mães das Águas” é inspirado em uma indígena moradora da cidade de São Gabriel da Cachoeira, da etnia Piratapuia. Segundo o artista Raiz Campos, a indígena conhecida como “Margot” teve a aldeia invadida na fronteira do Brasil com a Colômbia por integrantes das Farcs. Durante a invasão, a índia consegui fugir nadando pelo rio Solimões. “Esses são os povos que cuidam da natureza. O grafite representa meu respeito pela cultura e por esse povo que são os verdadeiros protetores da natureza. São eles que preservam a floresta de verdade. Ao final da produção do grafite, cada um que passar por aqui de carro ou a pé vai ter sua visão e leitura sobre o desenho. Essa arte é mais democrática que existe, pois pode ser vista por todos”, destacou.

NOVAS INTERVENÇÕES – Segundo o gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, o “#Manaus no Coração” seguirá com mais ações nos próximos meses. Alguns reservatórios em outras zonas da cidade devem receber intervenções artísticas e também serem transformados em espaços coletivos ao longo do ano que vem. “Estamos com projetos para colocar hortas comunitárias, coworkings, parquinhos para crianças e outros tipos de espaço para uso da comunidade nos próximos reservatórios que receberem os grafites. A Águas de Manaus quer transformar a cidade e ficar cada vez mais próxima da sociedade manauara”, destacou.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, as ações reforçam o compromisso da empresa em ampliar seus laços com a cidade. “Um de nossos pilares é o bom relacionamento com a população. Isso tem ajudado a melhorar o nosso serviço diariamente, seja através dos nossos programas como o Vem com a Gente e o Afluentes. Nós estamos ampliando essa parceria com a cidade, promovendo ações e projetos educacionais, culturais e capacitações profissionais”, descreveu o diretor-presidente.

A programação e todas as ações do #Manausnocoração são publicadas nas redes sociais da concessionária: facebook.com/aguasdemanaus e @aguasdemanaus no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *