Josué Neto homenageia cirurgiões-dentistas e reafirma importância da categoria nas UTIs do AM

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (31), uma Sessão Especial para homenagear os cirurgiões-dentistas do Amazonas. O presidente da Assembleia, Josué Neto, foi o autor da homenagem e destacou a importância do profissional também nas UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva). “A presença dos dentistas dentro das UTI’s é extremamente necessária porque as principais causas de infecções dentro das UTI’s começam pela boca e o dentista é fundamental para identificar estes sinais nos pacientes. Infelizmente o poder público ainda não colocou isso como prioridade, porém é uma bandeira nossa nestes 18 meses dessa legislatura. Estaremos atentos para cobrar do prefeito, do governador, para que tenhamos nas UTI’s mais profissionais atuando nessa área no Amazonas”, afirmou.

O deputado estadual Saullo Vianna (PPS) representou os demais deputados e também destacou o trabalho dos profissionais. “O nosso estado e o nosso país ainda carecem muito de estrutura no sentido de oferecer saúde bucal acessível à população” disse.

O cirurgião-dentista Davi Pita, discursou representando o Colégio Brasileiro de Odontologia de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e lamentou a falta de reconhecimento aos profissionais nas UTI’s. “Já existem vários trabalhos com os quais conseguimos reduzir a permanência de pacientes na UTI em até 60% e a UTI tem um custo. E se o dentista consegue essa redução ele não pode ser visto apenas como um número, um custo, porque representamos uma economia para a saúde pública e bem estar para os pacientes”, disse.

José Hugo Cabral Seffair, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas falou do quanto a atuação dos cirurgiões-dentistas podem gerar eficiência no tratamento hospitalar, RM termos de economia e rotatividade de leitos, por exemplo.

Para a dentista Maria Julia Frota de Menezes, que trabalha há 33 anos na Assembleia, a homenagem do presidente sinaliza um reconhecimento tanto à categoria quanto aos dentistas que atuam na Casa. “Eu fiquei surpresa e feliz com a indicação, porque esse reconhecimento ainda não tinha acontecido na Casa e essa atitude do presidente Josué Neto já sinaliza para nós uma mudança no sentido de valorização da gente que trabalha no Centro Médico”, afirmou. Segundo ela o Dia Nacional do Cirurgião Dentista lembra ainda uma barreira a ser transposta pela categoria: a desvalorização no mercado de trabalho.

Uma placa de homenagem foi entregue ao cirurgião dentista Norbi Rodrigues Correia. Durante a solenidade também foram homenageados com Certificados de Honra ao Mérito cirurgiões-dentistas que se destacaram no exercício da sua profissão. Foram eles: David Alcântara de Oliveira Pita, Edilene Carneiro Melo, Monica Cristina Mota Lima (vice-presidente do Sindcdam), Marisa Franco de Sá Justiano, Cleber Nunes Alexandre, Waldirene Maria Palheta de Souza, José Cristovão do Rego Barros e Santos, Evandro da Silva Bronzi, Maria da Conceição Picanço, André Ribeiro Nunes e Maria Julia Frota de Menezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *