Hospital oferece treinamento de humanização a seus colaboradores

Foi com a proposta de aperfeiçoar o atendimento aos pacientes e acompanhantes que chegam ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona Norte, que 45 profissionais da unidade participaram de um treinamento durante o sábado, 28. No encontro, eles receberam instruções e conceitos sobre humanização e acolhimento e, agora, serão multiplicadores destes temas dentro do Pronto-Socorro.

HospitalAtendentes da recepção, maqueiros, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos – todos receberam os mesmos ensinamentos. O conteúdo unificado foi repassado a estes profissionais para que juntos entendessem a necessidade de aperfeiçoar o atendimento no pronto-socorro, oferecendo cuidados diferenciais desde a chegada do paciente e acompanhantes até o momento em que estes deixam o hospital.

Inaugurado em junho de 2014, o Delphina Aziz é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com a Organização Social IMED.

O diretor do hospital, Remídio Vizzotto Júnior, acredita que os resultados do treinamento serão, a partir de agora, vistos no dia a dia. “A turma foi muito eclética. Este foi apenas o começo de uma série de treinamentos e atividades que vamos fazer para melhorar ainda mais o atendimento de todo mundo aqui no hospital”.

O treinamento deste sábado ficou sob a responsabilidade do Cirucam Medical Center & Home Care, por meio da enfermeira Patrícia Mara Molina. No conteúdo, ela trabalhou temas como a humanização e acolhimento no atendimento do Pronto-Socorro, destacando a importância de os profissionais de saúde não desperdiçarem tempo, de acordo com a gravidade do caso, com procedimentos burocráticos na chegada do paciente ao hospital, oferecendo de imediato os primeiros atendimentos.

Sobre os procedimentos iniciais, a enfermeira destacou ainda a necessidade de os próprios membros da recepção do hospital estarem preparados para já identificar ocorrências como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, por exemplo, fatais em caso de demora no socorro.

“Na verdade, os cuidados com os pacientes devem partir de todos: porteiros, profissionais de limpeza. Eu não vou ignorar uma situação apenas porque ela não é da minha área. É o paciente em primeiro lugar”, disse.

A enfermeira comentou ainda sobre os protocolos de Manchester e de Septicemia. No Manchester, os profissionais aprendem a priorizar os casos mais graves, identificando-os por meio de pulseiras em diferentes cores e trabalhando de acordo com o tempo-resposta necessário.

Atento a todas as orientações, o maqueiro João Batista citou algumas situações com as quais lidou no dia a dia e comentou ter a compreensão de que ao desempenhar bem sua função, garante o pontapé para que não só o paciente tenha um atendimento mais imediato, como também para que a instituição na qual trabalha seja referenciada de forma positiva. “Nós (os maqueiros) geralmente fazemos o primeiro contato com o paciente e se não passarmos segurança, tranquilidade e boas palavras para ele, esse paciente já fica nervoso. Hoje, nesse treinamento, estamos aprendendo o quanto é importante ouvirmos um pouco mais para desempenharmos cada vez melhor nossa atividade”.

A enfermeira Maria Bittencourt afirmou que o treinamento lhe ofertou um horizonte mais amplo. “Já estudo o Protocolo de Manchester na minha pós-graduação, mas é sempre importante ouvirmos novas experiências para nos aperfeiçoarmos. Afinal, aqui dentro atendemos o paciente da entrada até a hora que ele vai embora”.

Quem também participou do treinamento foi a nutricionista Fernanda Marques. Trabalhando no Pronto-Socorro desde a abertura, ela explicou que durante o encontro se identificou em algumas das situações apresentadas. “Na minha função, se trabalha diretamente com o paciente que está internado, o contato é grande com a família, e lidamos com muitas situações difíceis, mas vamos aprendendo aqui e no dia a dia que é necessário ter habilidade para enxergar detalhes importantes para o atendimento, às vezes, até no tom de voz. Tudo isso enriquece o nosso trabalho”.

 

Com Informações e Fotos da Assessoria

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