Estudante de Arquitetura e Urbanismo de Pauini cria proposta de Vila Ribeirinha Anfíbia Modelo para beneficiar as populações de áreas de várzeas no Rio Purus.

Aos 23 anos de idade, Talles S. Mattos, finalista no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nilton Lins
tem feito uma pesquisa sobre as populações que residem em áreas alagáveis, especificamente no município de Pauini, ao sul do estado do Amazonas numa área que compreende a RESEX do Médio Purus (Reserva Extrativista de Médio Purus).

Talles iniciou a sua pesquisa ao ver que as comunidades ribeirinhas e seus respectivos moradores sofrem danos e perdas de bens quando o nível das águas sazonais se elevam de forma sifnificativa. As tradicionais habitações utilizadas pelos ribeirinhos são as popularmente conhecidas como palafitas, que são adaptadas a esse processo natural de cheia e vazante do Rio Purus, porém, diante da problemática apresentada anteriormente, essas habitações se apresentam despreparadas. Diante disto, o estudante de arquitetura desenvolveu uma proposta de Vila Ribeirinha Anfíbia
Modelo no Médio Purus com o objetivo de solucionar este problema.

A proposta que atualmente está em fase de pesquisa teórica e de campo será concluída no primeiro semestre de 2017. Nos meses de janeiro de 2016 e 2017 o autor da proposta fez visitas técnicas na comunidade Atalaia, localizada à 23 km da sede do município de Pauini e situada em área de várzea. Nas visitas Talles fez


estudos aprofundados sobre os aspectos culturais, econômicos, geográficos e sociais da comunidade Atalaia, que apresenta características em comum com as demais áreas antropizadas que encontram-se situadas às margens do Rio Purus, o jovem falou ainda que tais pesquisas de campo foram fundamentais para entender as reais necessidades dos moradores da vila, possibilitando o desenvolvimento de uma proposta real que atendesse aos anseios dos ribeirinhos. O universitário diante da entrevista realizada pela nossa equipe disponibilizou algumas perspectivas como prévia do modelo de habitação anfíbia que vai compor o projeto macro que compreende a Vila Anfíbia Modelo.

O jovem pauiniense Talles S. Mattos ao final da entrevista expressa imensa gratidão em ter a oportunidade de usar o seu TFG (Trabalho Final de Graduação) para beneficiar os moradores de sua terra natal.

 

Matéria:: Romário Vieira
Redação: Portal do Amazonas

Um comentário em “Estudante de Arquitetura e Urbanismo de Pauini cria proposta de Vila Ribeirinha Anfíbia Modelo para beneficiar as populações de áreas de várzeas no Rio Purus.

  • 3 de fevereiro de 2017 em 10:27
    Permalink

    Excelente, este aluno é um exemplo de transformação e desenvolvimento para o Amazonas.
    Está área ribeirinha trás ao nosso estado excelente qualidade de trabalho principalmente onde há produção mas não há como escoar a produção.O Governo deve proporcionar investimentos a esses jovens. Parabéns Talles.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *