Dia nacional de luta contra o câncer alerta para adoção de hábitos saudáveis

O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas para as doenças cardiovasculares. Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce e da adoção de medidas de prevenção contra o câncer, o Ministério da Saúde, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

É cada vez maior o número de casos de câncer no Brasil e no mundo. De acordo com o oncologista ortopédico do Hapvida Saúde, Rodrigo Polo, a doença está relacionada principalmente comhábitos de vida pouco saudáveis. “Os principais tipos que acometem a população brasileira são o câncer de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o principal causador de mortes é o câncer de mama. Já nos homens, o câncer de pulmão é o maior responsável pelos óbitos”, explica o médico.

Segundo os índices dos estudos realizados, estima-se que o número de casos da doença poderá dobrar nas próximas décadas, principalmente nos países de baixa renda. Porém, vale destacar que a doença não escolhe cor, idade ou sexo, podendo atingir toda a população e também qualquer órgão do corpo humano.

Recomendações

Para ter uma vida mais saudável e se prevenir do câncer, o oncologista Rodrigo Polo destaca algumas recomendações, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca):

– Não fume. O cigarro possui substâncias tóxicas e cancerígenas;

– Evite bebidas alcoólicas. O álcool está relacionado com câncer principalmente na região da boca e esôfago;

– Adote hábitos alimentares saudáveis. Inclua vegetais em suas refeições e evite alimentos fritos, gordurosos e a ingestão de carne em excesso;

– Pratique atividades físicas. Pelo menos 30 minutos de exercícios todos os dias melhoram a qualidade de vida e ajuda prevenir contra várias doenças;

– Evite tomar sol nos períodos entre 10 e 16 horas. A exposição desprotegida está bastante associada aos casos de câncer de pele;

– Mulheres: realizem exames preventivos ginecológicos, exame clínico das mamas e mamografia, que podem ser feitas em mulheres com mais de 40 anos. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. 

– Homens: realizem os exames preventivos e, principalmente, a partir dos 50 anos consulte com o especialista em saúde do homem para realizar o exame de próstata periodicamente;

– Realize exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos. O exame pode ajudar a diagnosticar o câncer colorretal;

– Escove sempre os dentes e procure regularmente um odontologista.

Sobre a data

Criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro, tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *