Detran-AM flagra quase 60 motoristas dirigindo embriagados durante fim de semana

A fiscalização da Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), autuou 58 motoristas em Manaus por embriaguez ao volante ou recusa, entre a noite de sexta-feira (23/8) e a madrugada desta segunda (27/8). No total, 207 motoristas foram submetidos à realização do teste do bafômetro durante todo o fim de semana.

As operações ocorreram em todas as zonas da cidade e foram realizadas em parceria com Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e a Polícia Civil. A operação reuniu aproximadamente 40 servidores das três instituições. Nos três dias de fiscalização, 75 veículos, sendo carros e 21 motos, foram retidos ao parqueamento do órgão por irregularidades. Além disso, 48 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 47 Certificados de Licenciamento de Veículo (CRLV) foram recolhidos, e 282 multas foram aplicadas a condutores por diversas irregularidades.

A operação faz parte da rotina de fiscalização do Detran-AM, determinada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizada pelo Detran-AM por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot). O objetivo da ação é promover a ordem e o bem-estar social no trânsito, além de eventuais autuações quanto ao cometimento de infrações. A ação integrada faz parte da estratégia do sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas para a redução dos índices de criminalidade e ocorrências no trânsito.

Prisões na Lei Seca – Na noite da última sexta-feira (23/08), J.C.F, 52, foi preso em flagrante durante operação Lei Seca realizada na avenida Belo Horizonte, no bairro Adrianópolis, zona sul da capital. Durante a ação, o condutor se recusou a obedecer à ordem de parada do agente de trânsito e, ao tentar fugir da abordagem, invadiu a contramão. O caso foi apresentado no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o resultado do exame do etilômetro realizado em J.C.F confirmou a ingestão de bebida alcoólica apontando 0,44 mg/L.

No sábado, o motorista G.N.S foi preso na avenida Torquato Tapajós, sendo encaminhado ao 12º DIP, e o condutor L.P.S.R foi flagrado na Avenida do Turismo e apresentado no 19º DIP. Ambos foram flagrados na Lei Seca, apresentarando teor alcoólico de 0,42 mg/L e 0,37 mg/L respectivamente.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que caso o teste de bafômetro dê acima de 0,33mg/l, o infrator responde criminalmente, também podendo ser preso em flagrante, pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *