Deputados estaduais vão a Brasília pedir por implementação do projeto Manta-Manaus

Uma comitiva de deputados estaduais está em Brasília para apresentar o Projeto Manta-Manaus para o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovia do Ministério de Infraestrutura, Dino Antunes Dias Batista. A implantação do Eixo Multimodal Manta-Manaus vem sendo cogitada há mais de dez anos para estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Ásia, porque reduziria o trajeto em pelo menos 25 dias, em relação ao tempo levado pelo Canal do Panamá – trajeto mais usado atualmente – e alavancaria o comércio com o Peru e o Equador. 

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, a nova rota representa novas e relevantes possibilidades econômicas para o Amazonas e demais Estados da região Norte do país. “Será um projeto de grande importância para o polo industrial da Zona Franca de Manaus uma vez que a utilização dessa nova rota pode ampliar as possibilidades de mercado para o Amazonas e reduzir tanto o tempo de viagem da mercadoria, quanto o custo das mercadorias até os mercados consumidores”, afirmou. 

O projeto funciona do seguinte modo: a mercadoria é transportada por navio ou balsa da Ásia até Manta, depois via rodoviária até Providência, no Equador, seguindo em balsas até Letícia, na Colômbia, de onde parte para o Amazonas via Tabatinga. 

A rota da Ásia à Manaus pelo Canal do Panamá – que é utilizada atualmente – dura de 41 a 60 dias, enquanto a rota via Manta tem duração de 31 a 35 dias, e um custo bem menor, conforme revelou estudo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Foto: Joel Arthus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *