Da tribuna, Delegado Péricles pede adesão à campanha em prol do Fcecon

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) levou à Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (29), apelo de adesão à campanha encampada pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) para a compra de três colposcópios, aparelhos essenciais no tratamento e prevenção do câncer de colo de útero. A unidade hospitalar, referência neste tipo de tratamento no Estado, apresentou proposta e disponibilizou conta corrente para depósitos.

“É por entender a importância do objetivo desta campanha no salvamento de vidas de mulheres no nosso Estado que apoio, colaboro e incentivo as doações. Precisamos sim unir forças para acabar com a vergonhosa estatística de campeão de mortes por câncer de colo de útero. As 23 mortes mensais no Amazonas precisam ficar no passado. Vamos alcançar esse valor. Acredito na sensibilidade da Casa. Também tenho emendas impositivas destinadas à Fundação. Quero fazer o que estiver ao meu alcance sempre”, afirmou o parlamentar.

O colposcópio é aparelho que permite a realização de um procedimento cirúrgico chamado conização. Por ele é possível coletar amostra do colo de útero, tanto para avaliação em laboratório para definição do diagnóstico, quanto para tratamento, já que é capaz de remover todo o tecido afetado.

De acordo com a ginecologista e obstetra. Mônica Bandeira de Melo, a morte de tantas mulheres por um câncer que tem 100% de causa conhecida e cura possível, é inadmissível.

“Estamos em 2020 e ainda tem mulher morrendo de câncer de colo de útero. Peço hoje empatia, compaixão. Precisamos de aparelhos novos para viabilizar simples cirurgias que podem evitar centenas de mortes por ano em nosso Estado. É urgente. Peço que todos colaborem”, afirmou.

Para Gerson Mourão, diretor da Fcecon, as estatísticas mostram que não há mais tempo para esperar por emendas ou outras medidas que demandem tempo. “A cada dois dias morre uma mulher dentro do Estado. É um apelo para deter essa situação. Males que se desenvolvem desesperadamente exigem atitudes desesperadas. É isso que estamos fazendo aqui”, concluiu.

A conta disponibilizada pela Fundação Cecon para depósito é Banco do Brasil, AG 03563; CC 40092. CNPJ Fcecon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *