Colégio Martha Falcão inaugura nova sede com novidades em tecnologia e sustentabilidade

ESCOLA ANUNCIA CURSOS TÉCNICOS EM ÁREAS TECNOLÓGICAS E TERÁ ENSINO MÉDIO EM NÍVEL INTERNACIONAL

O Colégio Martha Falcão prepara-se para mais um marco em seus 30 anos de história, completados neste ano, com a inauguração, dia 26 de novembro, às 18h, de sua nova sede, em uma ampla estrutura de 9.000 metros quadrados instalada à rua Salvador, n° 455, bairro Adrianópolis. A unidade trará diversas novidades, entre elas o Ensino Médio Técnico Profissionalizante e a oferta de um programa internacional com foco em formação de alunos com dupla diplomação.

unnamed-2Instituição que tem no seu histórico o cuidado com a conservação do meio ambiente, o Martha Falcão lançará, ainda, o conceito de Escola Sustentável, visando criar, entre seus colaboradores e alunos, uma cultura de sustentabilidade a partir da prática de hábitos e comportamentos, extensivos às famílias e à comunidade. Dentre as iniciativas haverá o uso de luminárias de LED, tratamento acústico e térmico nas salas de aula, reuso de águas pluviais para instalações sanitárias e irrigação de jardim, além de uma moderna Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

A professora e diretora do Colégio Martha Falcão, Nelly Falcão, informa que a nova unidade tem capacidade para atender até 700 alunos por turno. “Apesar da estrutura atual ter 30 anos, sempre foi revitalizada, mas passamos a ver a necessidade de ampliar a nossa proposta educacional, investindo também em uma moderna infraestrutura para acolher melhor os alunos e, por isso, optamos por mudar para um espaço ampliado e exclusivo para o colégio, haja vista que o atual é compartilhado com a faculdade Devry Martha Falcão”, apontou a educadora, revelando que o investimento no novo espaço não será repassado para o valor da mensalidade dos alunos.

A escola terá auditório, quadra poliesportiva, gerador de energia, elevadores, catracas e câmeras em todos os ambientes de acesso. Outros diferencias da estrutura física do Martha Falcão é que todos os ambientes possuem acessibilidade (segundo normas da Associação Brasileira de Norma Técnica – ABNT), horta educativa e estrutura para o Ensino Integral.

São, ao todo, 24 salas de aula, biblioteca, ludoteca, laboratórios de informática, ciências, física e química, salas de judô, balé e de música, ateliê de arte, vestiário, piscina, banheiros, duas cantinas, refeitório, sala de repouso, cozinha, ambulatório, loja de material escolar e uniforme, memorial Professora Martha Falcão, salas de professores e de coordenação, sala de atendimento aos pais, sala de atendimento psicológico, playground, centro administrativo, setor de Tecnologia da Informação (TI), estacionamento, duas guaritas e área de serviço.

Tecnologia

Com trajetória na história da educação marcada por inovações e sucessos, o Martha continua apostando em ferramentas que, além de facilitar o aprendizado, estimulam a busca por novas informações. Com isso, terá notebooks e computadores de última geração no laboratório de informática, e implantará o Ensino Médio Técnico Profissionalizante com três cursos de vanguarda: Programação de Jogos Digitais, Computação Gráfica e Informática para Internet.

A instituição também fechou uma parceria com a K12, empresa educacional americana reconhecida mundialmente para a oferta de High School fora do país. Com isso, o colégio passa a contar com o programa internacional American Edu, que permite a realização do currículo escolar brasileiro, sob a responsabilidade de profissionais altamente qualificados e, simultaneamente, o norte-americano, que ajudará os alunos no desenvolvimento de habilidades e competências cada vez mais alinhadas com o contexto educacional do mundo globalizado. Com diploma nacional e internacional, encontrarão as portas abertas nas maiores e melhores universidades do mundo, bem como, futuramente, em grandes empresas.

30 anos de história

Para Nelly Falcão, a nova unidade representa não somente um marco histórico para a instituição, como também a realização de um novo projeto repleto de desejos, de sonhos, de mudanças, de conhecimentos e experiências. “E a satisfação de poder levar a nossa missão educacional, que é a formação do homem integral no sentido moral, intelectual, tornando-o capaz de atuar de maneira criativa e participativa na sociedade em que vive”, destacou a educadora.

Fundada em 12 de maio de 1986, a instituição destina-se a atender alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª séries) em cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação através do parecer nº057189, aprovado em 10 de maio de 1989. Em 1991, implantou o horário integral, em 2010 passou a oferecer o integral bilíngue e em 2012 implantou o Programa High School, em convênio com o Texas Tech University, hoje com a University of Missouri. Em 2013, a instituição adotou a Escola da Inteligência e o Programa DSOP – Educação Financeira. “Em 2014, tivemos inovações como a sala 3D, Laboratório Virtual, Projeto Lego Zoom”, lembra a diretora. Em 2015, a carga horária das disciplinas curriculares do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio foi ampliada.

Legado da matriarca

O novo colégio representa também a luta pela educação, preservação do meio ambiente da matriarca da família, a professora, pesquisadora e fundadora da instituição Martha Aguiar Falcão, que faleceu recentemente aos 87 anos. A educadora iniciou a vida profissional em 1951 e dedicou sua vida a educação em todos os níveis de ensino, do básico ao superior. Atuou em várias escolas na capital e se tornou sinônimo de qualidade de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *