Centec faz ação social para homens no Novembro Azul

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, o mais comum entre a população masculina. É para alertar sobre esse risco e para a importância dos cuidados com a saúde dos homens que o Centro de Ensino Técnico (Centec) realiza, nesta quarta-feira (6), a ação ‘Homem também precisa se cuidar’, alusiva ao Novembro Azul.

A programação contempla diversos serviços gratuitos à comunidade, como palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, distribuição de brindes e até uma apresentação teatral, com o objetivo de reduzir o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, um dos mais importantes na prevenção a tumores malignos.

“A encenação conta a história de um paciente que ainda tem muito preconceito para realizar esse exame. Com isso, queremos contribuir para acabar com o tabu. Todos os homens, a partir dos 45 anos, precisam realizar o exame”, frisa o professor e enfermeiro Ismael Mesquita, um dos coordenadores da ação no Centec.

Ainda de acordo com a coordenação do evento, a programação também envolve serviços que visam despertar a autoestima nos homens, que precisam cuidar bem da mente, do corpo e da estética.

Fazem parte do pacote massagem relaxante, massagem com pedras quentes, higienização facial e aferição de pressão arterial. Apenas este último serviço estará disponível também para as mulheres, os demais são exclusivos para os homens, todos feitos por profissionais que ministram aula nos cursos do Centec, juntamente com alunos da instituição. “Temos uma equipe multidisciplinar e neste dia especial, a comunidade, assim como nossos funcionários e alunos, terão acesso a esses serviços”, acrescenta o professor Mesquita.

A ação ‘Novembro Azul – Homem também precisa se cuidar’ vai acontecer no segundo andar do Centec, localizado na avenida Djalma Batista, nº 646, São Geraldo. Três horários foram disponibilizados para os interessados em participar: 9h45 às 11h15, 15h45 às 17h15 e de 19h15 às 21h. É só chegar e participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *