Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) concluem de forma exitosa o Curso Introdutório de Atenção Básica em Pauini

Encerrou-se na tarde da última sexta-feira, 30 de junho, no município de Pauini, interior do Estado do Amazonas, no auditório da Câmara Municipal, o curso introdutório para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE).

Fotos: Romário Vieira

O curso ocorreu entre os dias 26 a 30 de junho. O evento realizado pela prefeitura de Pauini, através da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte de uma parceria do Governo do Estado do Amazonas,  Departamento de Atenção Básica e Ações e Estratégias (DABE). Participaram do encerramento do seminário a prefeita de Pauini, Eliana Amorim e os vereadores, Vagner Costa, Sebastião Araújo, Alexandre Mamed, Amarildo Brigido, além da secretária de saúde, Simone Mourão, coordenadoras Regional do Purus, Eney Pinheiro e Meire Jane e toda a equipe de multiprofissionais da saúde. Na ocasião foi feito apresentações com os agentes, demonstrando todo o aprendizado que receberam no decorrer do curso.

O objetivo principal desse curso é qualificar o Agente Comunitário de Saúde e o Agente Comunitário de Endemias (ACS/ACE) com conhecimentos iniciais para sua prática cotidiana com assuntos que contemplam e exploram a integração entre as equipes de saúde e a população circunscrita à unidade básica de saúde, políticas públicas de saúde, controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. Na verdade, vale ressaltar que é necessário

desenvolver ações importantes na cidade para que sejam oferecidos por meio destes profissionais o processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população pauiniense.

‘Nosso maior objetivo é proporcionar aos munícipes uma saúde de qualidade. Sabemos das dificuldades a enfrentar, mas acreditamos que com fé em Deus ainda veremos uma saúde pública bem melhor do que já temos hoje, desenvolvida nos padrões da ética”, disse a secretária de saúde, Simone Mourão.

 

Matéria: Romário Vieira / Portal do Amazonas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *