Início » Centro de Eficiência Energética de Manaus reabre para visitação ao público
Manaus

Centro de Eficiência Energética de Manaus reabre para visitação ao público

Patrocinado pela Whirlpool Corporation espaço utiliza recursos interativos para conscientizar a população sobre a produção e o uso de energia limpa

A partir do dia 13 de setembro, o Centro de Eficiência Energética de Manaus (CEEA) vai voltar a receber visitas do público. O espaço foi baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e reúne uma exposição com diversos recursos interativos que visam informar e conscientizar a população sobre a adoção do uso de energias limpas. “Este é um espaço que mostra de maneira prática a importância de investirmos em tecnologias que nos permitam ter fontes de energias renováveis, que contribuam para o nosso desenvolvimento de forma sustentável e com o menor impacto possível nos recursos naturais do planeta. Neste contexto, desenvolver este projeto na região amazônica é extremamente importante não só pelo fato dela ser a maior referência em biodiversidade, mas também por se destacar na promoção de uma cultura sustentável”, revela Ana Xavier, CEO e diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, responsável pelo projeto.

Inaugurado em dezembro de 2022, o CEEA já recebeu cerca de 3 mil pessoas entre estudantes de escolas públicas, professores, organizações e convidados, superando as metas iniciais. Além de falar sobre a relação das pessoas com suas casas, o espaço também apresenta diversas formas modernas de produção de energia ao redor do mundo e, sobretudo, a importância disso para a região amazônica por conta de sua relevância internacional.

A ação conta com o apoio da Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil. “A Whirlpool tem um legado com os pilares de ESG há mais de 60 anos. Faz parte das nossas iniciativas ambientais o uso de 100% de energia limpa e renovável em todas as nossas unidades no país, o que reforça a importância da eficiência energética nas nossas operações. Temos um imenso orgulho em apoiar um projeto como esse, que leva conscientização e educação em prol do planeta e das futuras gerações”, afirma Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Whirlpool América Latina.

No local, foram considerados três pilares principais. O primeiro engloba a energia e o planeta, com infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, gerada pela combinação de vários fenômenos. No segundo,  a abordagem é sobre a relação das pessoas com a energia em suas casas. Nesse espaço, são considerados desde a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, com a adoção de eletrodomésticos e iluminação mais eficientes. Por fim, o terceiro conceito é sobre a relação da energia com o próprio ser humano e a importância de promover uma renovação energética pessoal.

O CEEA, que conta com sua estrutura dentro da sede da Fundação Rede Amazônica – FRAM, parceira do projeto, é dividido em quatro áreas e sete painéis com atividades interativas, maquetes e jogos, abordando de forma lúdica as diversas relações dos seres humanos com a energia. Todo o trabalho foi pautado em 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que são: ODS 7, que trata da Energia Acessível e Limpa, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 4 – Educação de Qualidade.

As visitas para convidados, organizações,  escolas e instituições de ensino devem ser agendadas por meio do formulário. Após a inscrição, a equipe entrará em contato para realizar o agendamento. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do número +55 92 8599-7883 (Wesley).

Serviço

Centro de Eficiência Energética de Manaus CEEA

Local: Av. André Araújo, 1555, Fundação Rede Amazônica.

Mais informações: www.ntics.com.br/ceea

Sobre a Whirlpool Corporation


A Whirlpool Corporation (NYSE: WHR) é uma empresa líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, em busca constante de melhorar a vida em casa e inspirar gerações com nossas marcas. A Companhia está impulsionando inovações significativas para atender às necessidades em evolução dos consumidores por meio de seu portfólio de marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, JennAir, Maytag, Amana, Brastemp, Consul e InSinkErator. Em 2023, a empresa registrou aproximadamente US$ 19 bilhões em vendas anuais, 59.000 funcionários e 55 centros de fabricação e pesquisa tecnológica. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em WhirlpoolCorp.com

Sobre a NTICS Projetos


A NTICS Projetos é uma empresa do Grupo Nest e atua há mais de 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos, há cinco anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Sobre a FRAM

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 40 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia. Além disso, a Fundação é uma casa de parcerias com instituições públicas e privadas, com quem forma uma rede de cooperação em prol do bem-estar social. Ela é  responsável por programas que promovem a reflexão e o debate com objetivo de buscar respostas inovadoras para os problemas atuais da sociedade contemporânea envolvendo arte, educação, cultura, ciência, tecnologia, desenvolvimento social e sustentabilidade.