Manaus possui 82.823 endereços sem número, de acordo com dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14). Ao todo, a capital amazonense tem 856.226 endereços oficiais no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos.
Para Gustavo Cayres, analista do CNEFE, a pessoa que mora em uma via sem nome enfrenta uma série de dificuldades, como não conseguir apresentar seu endereço para receber encomendas ou em uma entrevista de emprego.
“Estamos falando de uma provável informalidade, mas isso se relaciona bastante com o poder público municipal que é quem atribui o nome das ruas, os números dos domicílios. Isso acontece em área urbanas em que há ocupação recente e informal”, afirma. “A pessoa chamar o Samu para o lugar onde mora se torna mais difícil”, exemplifica.
Ao todo, o Brasil possui 111 milhões de endereços únicos espalhados pelos 5.570 municípios – a atribuição de endereços é função das cidades, por meio do poder municipal (prefeituras). Do total, 24,3 milhões de endereços sem número.
Adicionar comentário