Início » Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos
Notícias Corporativas

Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos

Abordando a relevância da sustentabilidade em obras residenciais, a matéria apresenta dados recentes sobre a crescente adoção de práticas ecologicamente conscientes na construção civil, destacando a influência positiva dessas iniciativas no panorama habitacional contemporâneo.

À medida que a consciência ambiental cresce e a busca por soluções sustentáveis se torna uma prioridade global, nota-se a importância vital da sustentabilidade em obras residenciais. 

Segundo Marcos Baldasso, arquiteto de projetos residenciais de luxo e ganhador do prêmio de arquitetura International Property Awards de 2023, representando a América do Sul e América Central na categoria, a busca por soluções ecológicas não apenas beneficia o planeta, mas também contribui para criar lares mais saudáveis, eficientes e economicamente viáveis. Além disso, a construção residencial é uma das principais indústrias contribuintes para o consumo de recursos naturais e emissões de carbono. Optar por materiais ecológicos, sistemas de energia eficientes e práticas construtivas sustentáveis pode reduzir significativamente o impacto ambiental de uma obra.

Ainda segundo Baldasso, a incorporação de tecnologias de economia de energia, como painéis solares, isolamento eficiente e sistemas de iluminação LED, não apenas reduz os custos de energia a longo prazo, mas também ajuda a mitigar a dependência de fontes de energia não renováveis. Neste sentido, projetos que priorizem a iluminação natural estão em alta, promovendo ambientes acolhedores e sustentáveis. Também a seleção de materiais de construção de baixa emissão e a ventilação adequada contribuem para uma qualidade do ar interior superior, o que é crucial para a saúde e o bem-estar dos ocupantes de uma residência. A ventilação cruzada é também uma técnica muito funcional, com as aberturas de uma construção em paredes opostas, ocasionando a circulação de ar dentro do espaço.
É também preciso implementar sistemas de captação de água da chuva, dispositivos de economia de água e paisagismo sustentável, garantindo seu uso eficiente.

“A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado imobiliário. Casas sustentáveis tendem a se valorizar mais ao longo do tempo e podem atrair compradores e inquilinos conscientes do meio ambiente”, salienta Baldasso.

A preocupação com o método de produção e as matérias-primas utilizadas neste processo é também relevante, além do método de transporte, como lembra Baldasso: “Uma coisa que as pessoas pensam pouco mas que ajuda muito é utilizar em sua obra materiais locais. Além de fortalecer a economia local, evita sobrecarregar o meio ambiente com poluentes causados pelos meios de transporte.”