Início » Novo evento reunirá segmento da intralogística e automação
Notícias Corporativas

Novo evento reunirá segmento da intralogística e automação

Organizado pela INTERLINK Exhibitions e pelo Grupo IMAM, primeira edição da INTRA-LOG Expo South America acontece em 2024 em São Paulo, com foco em novas tecnologias e soluções para esse setor. O público-alvo são profissionais de diversos segmentos da indústria, interessados em tornar suas operações mais eficientes, reduzindo custos e ganhando escala

Com foco no universo da logística interna 4.0 ou intralogística 4.0, a INTERLINK Exhibitions e o Grupo IMAM anunciam o lançamento da INTRA-LOG Expo South America – Feira e Fórum Internacional de Intralogística e Automação, evento b2b que nasce com o objetivo de aproximar as empresas das soluções mais modernas já desenvolvidas para o gerenciamento do fluxo de materiais, informações e recursos dentro de uma organização. A INTRA-LOG Expo South America está programada para ser realizada de 3 a 5 de setembro de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Pesquisas realizadas ao longo dos últimos 10 anos pela IMAM Consultoria mostram que cerca de 25% dos custos operacionais nas cadeias de suprimentos passam pela intralogística. As operações 100% automatizadas com sistemas autônomos e/ou híbridos já estão presentes em muitas empresas no Brasil, geralmente grandes e médias, mas começam também a ganhar espaço nas médias e pequenas por meio de iniciativas mais economicamente viáveis, como os kaizens tecnológicos, entre outras.

Com esta realidade instaurada, a organização do fluxo logístico interno ganhou função estratégica com a acelerada expansão do e-commerce e a multiplicação de tipos de canais de distribuição. A explosão das vendas online associada à necessidade de diversificar e modernizar a gestão de estoques tornaram cada vez mais estratégico para as empresas estruturar processos e poder contar com o suporte de soluções de tecnologia mais assertivas do ponto de vista da previsibilidade e controle de recursos e processos. É neste contexto que nasce a INTRA-LOG Expo South America

“Nós, da INTERLINK Exhibitions, estamos muito entusiasmados com a aliança com o Grupo IMAM, para juntos criarmos a principal e mais completa feira do setor de intralogística e automação do país. Os números desse setor são impressionantes e o momento não poderia ser mais oportuno”, comenta o Managing Director da INTERLINK Exhibitions, Cassiano Facchinetti. 

O Managing Partner da INTERLINK Exhibitions, Joris van Wijk, que dedicou parte da sua carreira no desenvolvimento de grandes eventos para importantes segmentos da economia, destacou: “Após anos no comando de eventos tradicionais para o setor de logística e transporte de cargas, temos a certeza de que setor de intralogística e automação precisa de um evento exclusivo, forte e focado em novas tecnologias. Essa é a missão da INTRA-LOG Expo South America”.

Exposição, fórum e networking 

O objetivo dos organizadores da INTRA-LOG Expo South America é reunir expositores nacionais e internacionais para demonstrarem as mais novas tecnologias e soluções inovadoras em utilização mundo afora para os desafios da logística interna 4.0, que inclui toda parte de manuseio, movimentação, armazenagem e embalagem de materiais, além de tecnologias avançadas, como softwares sofisticados, robótica, sistemas integrados, entre outros, para toda a cadeia de suprimentos. 

“Essas tecnologias viabilizam o aprimoramento da gestão das operações de produção e de armazenagem, a integração entre os diversos departamentos da empresa e o fluxo digital de informações, o desenvolvimento e implementação de softwares específicos, além de soluções para otimizar a dinâmica dos processos de armazenagem”, detalha o fundador do Grupo IMAM e agora conselheiro da INTRA-LOG Expo, Reinaldo A. Moura.

O evento reunirá compradores, especificadores e influenciadores, de uma ampla variedade de setores, desde a indústria de transformação ao e-commerce e varejo, reunindo profissionais interessados em tornar suas operações mais eficientes, reduzindo custos e ganhando escala.

Moura destaca: “O tempo passa, mas a demanda por atualização, conteúdos técnicos e relacionamento profissional continua mais forte do que nunca. A INTRA-LOG Expo South America será, em curto espaço de tempo, a nova referência nacional e internacional de eventos de intralogística e automação da América Latina”.

“As soluções de Intralogística e automação se viabilizam muito mais facilmente quando integradas e podemos contar com isso na medida que vemos todos os equipamentos que estarão presentes na INTRA-LOG Expo”, complementa. 

Já o diretor do Grupo IMAM e embaixador da INTRA-LOG Expo, Eduardo Banzato, comentou: “Diversas operações no Brasil e na América Latina, bem como profissionais do setor, já são referências internacionais, mas precisamos democratizar estas melhores práticas e referências. Nas últimas quatro décadas, conhecendo centenas de empresas no Brasil e comparando-as com operações e soluções nos cinco continentes, fica evidente o grande potencial de investimento na intralogística e automação no Brasil e na América Latina”. 

Banzato termina, destacando: “Vamos em frente, preparem-se para a nova janela de oportunidades que se abrirá nos próximos anos e saibam que várias empresas já saíram na frente”. 

Sobre o Fórum

Simultaneamente à feira, acontecerá o Fórum INTRA-LOG, com um extenso programa de seminários que oferecerá aos visitantes uma visão holística das novas tecnologias e soluções no Brasil e no mundo. Expositores e especialistas do setor apresentarão inovações práticas e compartilharão sua experiência e know-how com o público.