Início » Abertas as inscrições para o ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’
Notícias Corporativas

Abertas as inscrições para o ‘Prêmio Escolas Sustentáveis’

A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a Santillana e a Fundação Santillana se uniram para lançar o Prêmio Escolas Sustentáveis, com o objetivo de reconhecer projetos de cunho socioambiental que tenham sido criados e desenvolvidos por instituições de ensino de Brasil, México e Colômbia.

A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a Santillana e a Fundação Santillana se uniram para lançar o Prêmio Escolas Sustentáveis, com o objetivo de reconhecer projetos de cunho socioambiental que tenham sido criados e desenvolvidos por instituições de ensino de Brasil, México e Colômbia. As inscrições já estão abertas e vão até agosto de 2023.

Os projetos devem estar relacionados a temáticas da agenda ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança, em duas categorias: ensino fundamental e médio. Podem se inscrever escolas de ensino público e privado dos três países participantes.

Na primeira etapa (nacional), serão selecionados seis vencedores de cada país, sendo três referentes ao ensino fundamental e três de ensino médio. As escolas escolhidas em primeiro lugar em cada categoria, ensino fundamental e médio, serão classificadas para a competição internacional.

As escolas vencedoras irão receber, na primeira etapa, a quantia de R$ 15 mil reais em cada categoria, como forma de incentivo para a continuidade de suas práticas sustentáveis. Já na fase internacional, o valor será de R$ 25 mil. Serão aceitos projetos desenvolvidos até o dia 4 de junho de 2023.

Iniciativa cidadã

“O Prêmio Escolas Sustentáveis tem o objetivo de valorizar projetos sociais, ambientais e de governança que nascem no âmbito escolar e extrapolam os muros desses ambientes, podendo impactar positivamente as populações do entorno. É um prêmio que valoriza a iniciativa cidadã”, afirma o diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro.

Os projetos deverão ser conduzidos por equipes de estudantes e de membros das comunidades do entorno das escolas de ensino. É preciso que os projetos inscritos promovam impactos nas escolas e nos seus entornos, mobilizando e conscientizando a população sobre a necessidade de mitigar riscos sociais e ambientais, tanto do ponto de vista individual como coletivo.

Para Francisco Cuadrado, presidente-executivo da Santillana, “o prêmio ​​é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Uma iniciativa com a qual pretendemos sensibilizar a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às melhores práticas para que sirvam de inspiração ao resto das escolas da América Latina”.

Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, destacou o papel “protagonista” da educação em temas relevantes, como o acesso à água, o controle da poluição e do aquecimento global e a importância da reciclagem. “Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema que os cerca os torna responsáveis ​​por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou.

Por sua vez, Raphael Callou, diretor da OEI Brasil, ressalta: “Ao longo de sua história, a OEI tem promovido projetos que fortalecem a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano, construindo um presente e um futuro melhor para todos. O Prêmio Escolas Sustentáveis se une a esse ideário ao reconhecer e incentivar nas escolas o desenvolvimento de uma visão e atitude sistêmicas, o que repercutirá positivamente em toda a comunidade”.

Para mais informações e realizações das inscrições, basta acessar o link: https://premioescolassustentaveis.com

OEI
A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca especialistas e colaboradores espalhados por países da Ibero-América. Concebe a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano e geradoras de oportunidades para construir um futuro melhor para todos. 

Trabalha diretamente com os governos dos seus 23 países-membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo as políticas públicas através de programas e projetos elaborados e implementados por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a criação de valor para toda a sociedade. 

 

GRUPO SANTILLANA
A Santillana é uma empresa de conhecimento, inovação e tecnologia educacional, focada em educação básica na América Latina e com presença em 19 países. Como protagonista da transformação digital no setor, oferece soluções integrais e adaptadas à realidade de cada escola. Com extenso portfólio de marcas, incluindo desde a educação infantil até o ensino médio.

Leva todos os anos a milhões de estudantes, conteúdos, serviços e tecnologia produzidos por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação, seja ela pública ou privada, baseado em conhecimento, pesquisa e inovação, respeitando as particularidades regionais.

A Santillana é comprometida com a agenda de sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa por meio da educação de qualidade.

 

FUNDAÇÃO SANTILLANA
A Fundação Santillana acredita na educação como principal catalisador para um mundo mais justo e equitativo para todos. Tem o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais com diversas iniciativas próprias.

Todas as educadoras e educadores desenvolvem o ensino e procuram disponibilizar seus livros, podcasts, lives e eventos gratuitos, a fim de fomentar o debate sobre a educação e por acreditar no seu poder transformador da sociedade. 

Para isso, atua com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando trazer uma ampla oferta de propostas, boas práticas e discussões por uma escola mais sustentável, para o desenvolvimento da educação e pela redução das desigualdades.

 

Assessoria de imprensa Santillana
Danthi Comunicação Integrada

Ana Paula Fonseca (11) 98696-7212 ou anapaula@danthi.com.br

Fábio Farias (11) 99689-1527 ou fabio.farias@danthi.com.br