Início » Coldplay, sustentabilidade e as pulseiras “Xyloband”
Geral

Coldplay, sustentabilidade e as pulseiras “Xyloband”

Conhecida por hits como “Paradise” e “Yellow”, a banda britânica Coldplay marcou presença no Brasil com uma série de shows da turnê “Music of the Spheres”, em março.  Um outro detalhe chama atenção: as famosas “Xyloband”, pulseiras de LED que piscam durante o show.

Desenvolvidas por meio de plástico sustentável de origem vegetal, as pulseiras devem ser devolvidas ao final do show, mas nem sempre é o que acontece. São Paulo ficou em último lugar no ranking de pulseiras devolvidas na América do Sul, com 79%, ficando atrás de Chile e Colômbia, que devolveram 86% e 85%, respectivamente.

Além de serem higienizadas e reutilizadas em outras apresentações, as pulseiras são 100% recicladas, feitas de um derivado da cana-de-açúcar, considerado 400% “mais limpo” do que o plástico comum, conforme informações do marketing da Pixmob, empresa especializada em produtos de LED e responsável pelos braceletes da banda.

Compromisso com o meio ambiente

Engajada na pauta ambiental, a banda realiza shows tendo como um dos objetivos a sustentabilidade. Já se comprometeu a plantar árvores para cada ingresso vendido, instalou pistas de dança cinéticas no solo das apresentações e bicicletas elétricas para reduzir o consumo de energia.

“Nós crescemos acreditando que ‘eles’ iriam resolver [os problemas ambientais], mas aí você se dá conta de que ‘eles’ não existem, o que existe é você. Então, no lugar de esperar atitudes dessa ou daquela empresa, decidimos tentar mudar o que a gente podia na nossa esfera”, disse o vocalista em entrevista recente ao NBC News.

Em 2019, a banda firmou compromisso quando Chris afirmou que a banda só voltaria a realizar turnês quando pudesse reduzir os impactos ambientais.