Therezinha Ruiz critica retirada de pauta do projeto que cria universidades no Amazonas

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), criticou hoje (19) a atitude do governo federal em retirar de pauta o Projeto de Lei nº 11279/2019, que propõe a criação de duas universidades no interior do Estado.

Como educadora que conhece as carências do ensino nas distantes cidades amazonenses, a deputada Therezinha Ruiz considerou o ato do governo federal como uma punhalada, impedindo que os jovens dos municípios do Alto Solimões tenham acesso ao ensino superior.

“A população de Tabatinga e dos municípios próximos precisam de uma universidade que promova o conhecimento e assegure melhores perspectivas de futuro para os jovens da região”, ressaltou a deputada, referindo-se à Universidade Federal do Médio e Alto Solimões (Ufemas) com sede prevista em Coari.

O Projeto de Lei propõe também a criação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas (Ufembam), sediada em Parintins, com o objetivo de suprir as demandas por cursos superiores. As novas universidades resultariam de desmembramento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Therezinha Ruiz conclamou o Governo do Estado, a Aleam e a bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional a se mobilizarem no sentido de procurar reverter a decisão que cancelou a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *