Tecnologia inovadora em Manaus detecta veias de pacientes reduzindo a dor em procedimentos

Foto: Divulgação

Hospital Samel traz para o Norte equipamento que permite visualizar veias antes da punção ou coleta de sangue, agilizando processo e aumentando conforto.

Manaus já tem disponível um equipamento inovador que permite a visualização de veias do paciente momentos antes da punção ou da coleta de material para análise. Trata-se do VeinViewer, tecnologia norte americana, trazida pelo Hospital Samel, que tem grande eficácia para a equipe de enfermagem e torna o processo mais rápido e menos doloroso para o paciente. Atualmente, 75% dos melhores hospitais dos Estados Unidos utilizam o aparelho, garantindo que seus pacientes recebam os cuidados indicados.

Foto: Divulgação

Com o VeinViewer é possível confirmar o diâmetro dos vasos, auxiliar o acesso vascular, detectar hematomas em formação e potencialmente evitar infiltrações. O equipamento também aumenta as chances de sucesso na realização da primeira punção aumentando a satisfação do paciente em 100% e reduzindo a necessidade de PICCs (Cateter Venoso Central de Inserção Periférica de Longa Permanência) desnecessários em até 30%.

“Através dessa tecnologia de visualização podemos melhorar as taxas de sucesso, diminuir tentativas malsucedidas e elevar a satisfação do paciente”, explicou o diretor-presidente do Hospital Samel, Luís Alberto Nicolau.

O uso do equipamento permite mais conforto no momento da coleta de sangue ou na hora de serem medicados, ocasionando menos dor e tornando o processo mais seguro, pois, quantos menos o paciente for picado, menores são as chances de contrair infecções.

Como funciona

VeinViewer utiliza uma luz infravermelha (NIR) e outras tecnologias patenteadas para detectar sangue subcutâneo (abaixo da pele) e cria uma imagem digital superficial da veia do paciente projetada diretamente sobre a superfície da pele e em tempo real.

Com esta tecnologia, é possível visualizar e avaliar veias, válvulas e bifurcações com até 10 mm de profundidade. Além de facilitar a vida do profissional, diminui o desconforto do paciente com as agulhas, evitando deixar a região machucada.

Sobre o Hospital Samel

A Samel-Serviço de Assistência Médico Hospitalar Ltda, foi constituída em 20 de novembro de 1981, sendo uma Empresa privada de Sociedade por quotas de responsabilidade limitada, com sede e foro no município de Manaus. A empresa tem propósito de prestar serviços médicos, odontológicos, laboratoriais e hospitalares para cidade de Manaus. A Samel possui estrutura própria composta por Hospital, Maternidade, Pronto Atendimento Adulto e Infantil, Laboratório, UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Centro de Diagnósticos por Imagem com atendimento 24 horas, além de um Centro Médico localizado na Zona Leste.

Be the first to comment on "Tecnologia inovadora em Manaus detecta veias de pacientes reduzindo a dor em procedimentos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*