Semana Acadêmia traz palestras, workshops, engenharia e robótica em atividades gratuitas ao público

Braço mecânico aplicado à indústria 4.0, educação e comércio; robô aracnídeo para atuação em ambiente de selva; demonstração de volatilidade da segurança do celular, além de pesquisa sobre sarjetas permeáveis, órteses e próteses para mãos feitas em impressora 3D, e palestras e workshop sobre tecnologia, design, design de interiores são as atividades da Semana Acadêmica da Faculdade Martha Falcão | Wyden que acontece nesta segunda, terça e quarta-feira (12, 13 e 14/11), na instituição. O evento é gratuito e aberto ao público.

A mostra de trabalhos desenvolvidos pelos cursos e a interface com representantes do mercado de trabalho por meio das palestras e workshop, favorecem a troca de conhecimento e estímulo ao desenvolvimento de novos projetos e pesquisa para ambos os lados, segundo o diretor geral da FMF Wyden, Luiz Patrício Barbosa Júnior.

No dia 12, a partir das 9h, os projetos Spinner, um robô aracnídeo, desenvolvido para atuação em ambientes de solo instável; o braço mecânico, voltado para a aplicação na indústria, comércio e até mesmo bibliotecas, visando à automação de atividades mecânicas serão apresentados pelos alunos de Engenharia de Software e Sistema de Informação à banca avaliadora e ao público presente. À noite, às 20h, os projetos voltam a ser apresentados para uma nova banca. A avaliação será feita por meio de um aplicativo on line.

“A ideia é mostrar a aplicabilidade da máquina em serviços que são repetitivos para a atividade humana, possibilitando a automação de atividades na indústria, bem como em setores como comércio e educação, com lojas e bibliotecas abertos durante 24h”, explicou o professor responsável pelos projetos, Wollace Picanço.

No dia 13, convidados da Prodam – Processamento de Dados do Amazonas – falam sobre Segurança da Informação, Ataque e Vulnerabilidade, Transformação Digital na indústria 4.0 e Datacenter com Hiperconvergência, das 19h às 22h.

Na quarta-feira, 14/11, os alunos do curso de Sistema de Informação farão a demonstração de crackeamento de celular em pessoas voluntárias para mostrar a importância da segurança da informação 4.0 com dicas para os usuários comuns.

Tecnologia aplicada ao Design

Para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Interiores, profissionais do segmento e interessados, no dia 13 pela manhã, a partir das 10h, haverá o ciclo de palestras simultâneas com os temas “Marketing Digital para designers”, com Maiana Nobre. À noite, a partir das 20h, é a vez de Artur André falar sobre “Inbound marketing e planejamento digital”.

No mesmo dia, das 19h às 21h30, acontece o evento “Tecnologias emergentes e Design Digital”, em parceria com o Instituto de P & D Sidia. Quatro profissionais do instituto abordarão cases de projetos de tecnologia em que o design é diferencial estratégico nos resultados atingidos. Durante as palestras, serão apresentadas as etapas do processo de design de experiência do usuário, desde a concepção do produto até a validação com o usuário final dentro desses projetos, além da discussão do papel desta profissão empregada em tecnologias emergentes, como a realidade virtual e realidade aumentada.

Já no dia 14, das 14h às 18h, acontece o Workshop “Themes Design Challenge: Criando temas para smartphones Samsung”, também em parceria com o Sidia, com três profissionias do ramo. A proposta do workshop de Design Challenge é capacitar os participantes na criação de temas criativos para smartphones Samsung, proporcionando mais personalização para o gadget dos usuários. A partir de um desafio definido, os participantes do workshop terão a oportunidade de criar uma proposta de tema, desde o conceito inicial, desenvolvimento de ícones e estilos visuais até a proposta visual completa, utilizando ferramentas de design e metodologias de criação de interfaces.

Os participantes serão acompanhados por designers do Sidia em todo o processo, de forma a contribuir com desenvolvimento de suas habilidades, trazendo mais uma experiência para a sua formação. Às 20h30, Carolina Soler fala sobre “Acústica para espaços interiores”. Todas as atividades valem horas complementares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *