Região do Purus será Enredo de Escola de Samba no Carnaval 2018

Foto : Ney Xavier

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Alvorada (GRESUA), localizado na zona Oeste da capital, vai defender o enredo “Purus: de Filhos Guerreiros, Magias e Lendas”, no carnaval de 2018. O enredo vai retratar a cultura, natureza e um pouco da história da região, além da trajetória da família Afonso, de origem portuguesa, navegante, que veio para o Brasil e fixou residência na Calha do Purus, contribuindo para o progresso e autonomia política da região.

 

A Liga Independente das Escolas de Samba do Amazonas (LIESA), promoveu no último sábado (29/9), uma festa na quadra da Escola de Samba Mocidade de Aparecida, onde as Escolas de Samba da Liga apresentaram seus Enredos para o Carnaval 2018.

Um pouco do Enredo da Unidos do Alvorada

A história da família Afonso no Purus tem início no século 19, quando Augusto Luiz Afonso, que mais tarde seria conhecido no Purus como “Mestre Augusto”, desembarcou no Brasil e seguiu para a região amazônica, onde fixou residência no Seringal Maravilha, em busca do “sonho do Eldorado”. Seu filho, Sebastião Afonso, é um dos grandes nomes políticos de Pauini, município que antes da emancipação era um Distrito de Lábrea (a 852 km).

 

Em meio a trajetória de uma família que se destaca até hoje na área do comércio da região, contribuindo para o fomento da economia do Purus, e na política local e nacional, o enredo vai evidenciar a magia e as lendas que envolvem a região amazônica, além da rica cultura indígena proveniente da Calha do Purus.

 

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), da terceira geração dos “Afonsos”, recebeu a notícia emocionado. “Eu e minha família nos sentimos lisonjeados. Não tenho palavras para descrever a emoção em saber que a história de nossa família será retratada dessa forma tão alegre. Meu avô foi pioneiro na região, meu pai, Sebastião Afonso, construiu uma carreira política exemplar em Pauini, sendo prefeito três vezes. São os nossos maiores exemplos de trabalho, perseverança, ética e preocupação com as pessoas, nos passando a obrigação de deixar um legado que beneficie a sociedade. Desde já, muito obrigado à Escola Unidos do Alvorada, pela singela homenagem”.

 

Foto : Ney Xavier

O vereador Diego Afonso (PDT), da quarta geração, compartilhou do mesmo sentimento de seu pai, Adjuto Afonso, quando soube da homenagem. “Foi com muita honra e uma enorme satisfação que recebi a notícia de que minha família seria homenageada pela Alvorada. A trajetória vem desde o meu avô na Calha do Purus, que foi um grande homem e político. Passou todos os seus ensinamentos ao meu pai, que por sua vez também se tornou um político renomado e que não cansa em lutar pelo desenvolvimento daquela região do nosso Estado. E hoje tenho essa missão de dar continuidade ao legado político da minha família. Será um momento de muita emoção, com certeza!”

Foto : Ney Xavier

O presidente da Escola, Heroldo Linhares, explicou que a escolha do enredo é feita a partir de pesquisas junto a profissionais de diferentes áreas, e que o nome da família Afonso e da Calha do Purus já tinha surgido em várias ocasiões.

 

“Já vinhamos namorando esse tema há algum tempo, mais de dois anos, precisamente. Pessoas conhecedoras da riqueza cultural do interior de nosso Estado já tinham nos falado que ali naquela região tem muita história e a família Afonso sempre se destacava em todas elas. Então, vamos lá contar esse enredo!”, disse o presidente.

 

A Calha do Purus é formada pelos municípios de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri.

 

LIESA

 

A LIESA foi lançada em abril de 2017, após o desligamento de algumas Agremiações, da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus (CEESMA). A LIESA tem como afiliadas as escolas de samba Balaku Blaku, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Andanças de Ciganos e Mocidade de Aparecida.

Fonte: Nívia Rodrigues (Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Adjuto Afonso).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *