Prefeitura de Manaus avança para segunda fase do Prêmio Qualidade Amazonas

Foto: Kamila Cavalcante/Manaus Previdência

A Prefeitura de Manaus passou para a segunda fase do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) apresentando suas melhores práticas na área previdenciária. O resultado da primeira fase foi anunciado no final da segunda-feira, 31/07, pela Fieam, e consistiu na entrega do Relatório de Gestão da Manaus Previdência com a descrição das práticas de gestão da autarquia, em busca de melhorias e reconhecimentos dos processos de trabalho.

Foto: Kamila Cavalcante/Manaus Previdência

Responsável pelo Comitê de Gestão da autarquia municipal, a assessora técnica Márcia Assunção declarou que avançar para a segunda fase do PQA significa um grande passo para o processo de adoção do Modelo de Excelência na Gestão Pública (MEGP). Tal modelo trabalha o desenvolvimento a partir da experiência, do conhecimento adquirido e do referencial cultural brasileiro, que reconhece as contribuições de paradigmas internacionais de inovação na gestão pública. “Significa que a Manaus Previdência já vem implementando ações que atendem aos critérios e requisitos requeridos pelo modelo de gestão” diz, acrescentando que o processo motiva a previdência municipal a implementar outras práticas na autarquia, buscando a cada ano um nível mais elevado das boas práticas. “O ponto de partida da construção do MEGP repousa sobre a premissa de que administração pública tem que ser excelente, conciliando esse imperativo com os princípios que deve obedecer’’, informa.

Em 2007, a previdência municipal ganhou o Troféu Bronze no PQA. Este ano, a autarquia participa na modalidade de Gespública (Gestão Pública), com base no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP 250 pontos. Gespública é a sigla de Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 5.378/2005. Objetiva estimular e apoiar os órgãos e entidades na implementação de medidas de fortalecimento em sua gestão interna, oferecendo serviços de melhor qualidade aos cidadãos.

Conforme Assunção, a segunda fase do PQA consiste na visita técnica da comissão avaliadora na instituição para sanar possíveis dúvidas sobre o relatório e comprovar as práticas de gestão descritas neste. A avaliação acontecerá entre agosto e setembro, em data a ser definida.

Sobre o PQA

O Programa Qualidade Amazonas é um programa estadual para Qualidade, Produtividade e Competitividade. Há mais de 20 anos vem disseminando métodos e ferramentas de qualidade e modelos sistêmicos de gestão. Visa conscientizar organizações públicas e privadas para a adesão de modelos de excelência em processos de gestão e valorizar os casos de sucesso.

Be the first to comment on "Prefeitura de Manaus avança para segunda fase do Prêmio Qualidade Amazonas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*