Podologia e Reflexologia

Imagem: Reprodução Internet

Podologia
Os pés são as bases do nosso corpo, são eles que nos sustentam e nos mantém equilibrados. São eles que nos dão a oportunidade de nos movimentar e, se não fosse por eles, talvez não conseguiríamos fazer grande parte das coisas que fazemos: andar, correr, pular, saltar e qualquer atividade que exija nossa movimentação.

Os pés nos possibilitam sentir texturas, temperaturas e tudo que tenha relação com nossa sensibilidade. Parece poético demais, mas é através dos nossos pés que entramos em contato com o mundo, quando pisamos na terra, por exemplo, nos conectamos com nossa história. Bom, deu pra perceber a importância que nossos pés têm e o papel que eles representam no nosso corpo e na nossa vida.

A podologia é a ciência que estuda os pés e existe exatamente porque compreende essa importância e a responsabilidade que eles desempenham no nosso corpo e, como área da saúde, ela se preocupa com os pés de um modo geral (pele, nervos, músculos, tendões, estrutura óssea e até unhas).

O podólogo, profissional da podologia, é responsável por tratar dos mais diversos tipos de patologias nos pés. É reconhecido como podólogo e autorizado para exercer a profissão, o profissional que fez algum curso de especialização, seja técnico ou de formação na área da podologia. Algumas instituições no Brasil oferecem cursos específicos para atuar na área.

As doenças nos pés não devem ser tratadas de forma negligente, unhas encravadas, por exemplo, se tratadas de forma incorreta, podem desencadear problemas sérios na saúde, por isso procure sempre um profissional da área.

Reflexologia
A reflexologia é um tipo de medicina alternativa que tem seu tratamento baseado em pontos reflexos. Profissionais chamam essa técnica de arte, por depender das habilidades do terapeuta, outros a chamam de ciência, por ser baseada em estudos fisiológicos e neurológicos, alguns nomeiam apenas como terapia, enfim, os adjetivos não importam muito, o que realmente importa é que a reflexologia é uma massagem terapêutica muito eficaz, além de ser muito relaxante.

A técnica da reflexologia, como dissemos, funciona através de pontos reflexos, que são áreas específicas dos pés que representam todas as partes do corpo. Os pés são como um microcosmo do nosso corpo, isto é, cada parte de nosso corpo (órgãos, glândulas, etc.) possui um ponto no pé que a represente. Essa representação microcósmica também está presente em outras partes do corpo, como na orelha e nas mãos, entretanto, nos pés os pontos são mais específicos, fazendo com que o tratamento seja mais fácil, rápido e eficiente.

 

Com Informações do Portal Educação

Be the first to comment on "Podologia e Reflexologia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*