O ITA é possível: dicas de como se preparar na reta final

Provas serão aplicadas do dia 12 a 15 de novembro em 24 cidades do país

O vestibular do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica – é considerado um dos mais difíceis e, de longe, um dos mais concorridos do Brasil. Com os dias contatos para as provas, que acontecem entre 12 e 15 de dezembro, cada minuto é valioso.

Por isso, muitos estudantes começam a ficar ansiosos e preocupados. Mas não é preciso se descabelar. De acordo com Bruno Werneck, engenheiro formado pelo ITA, fundador e professor do Kuadro – um dos principais cursos preparatórios para vestibular do Brasil – o segredo na reta final é resolver exercícios constantemente para aperfeiçoar o desempenho.

Confira as dicas:

Vídeos de provas antigas

Nesta reta final, vale ver vídeos de resolução de provas antigas. O objetivo é se familiarizar com o estilo de exercício proposto para que, no dia, o candidato não tenha muitas surpresas.

Ritmo de estudo

O ideal é manter um ritmo constante de estudos. O que muda é a estratégia e o tipo de conteúdo a ser consumido. Entender os exercícios e resolvê-los de maneira rápida é fundamental. Por isso, fazer muitos exercícios, ainda que perto das provas, é extremamente necessário.

Saber relaxar

É importante mesclar momentos de estudos e de lazer para não entrar em estado de estresse. Porém, como foi citado no item anterior, é essencial que o aluno continue resolvendo exercícios para buscar uma boa nota. Saber interpretar e fazer de forma rápida as questões só é possível com muito treino.

O que não fazer

Preservar o corpo e a saúde física e mental é importante. Por isso, não se canse demais. Evite estresse, discussões e situações conflituosas. Não pratique atividades que ponham em risco a sua saúde. Como o vestibular do ITA impõe um limite de idade, cada ano que você perde por erros bobos é uma chance a menos de conquistar a tão sonhada aprovação.

Descanso e alimentação

Procure comer em casa ou em lugares que você já conheça. Evite bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos, que possam causar alguma indisposição.  Outro ponto vital é dormir bem e estabelecer uma rotina que deixe o corpo descansado.

Exercícios, exercícios e exercícios

A coisa mais importante na preparação é sem dúvida a resolução de exercícios. A prática leva a perfeição. Então resolva o máximo de questões que conseguir por dia. Revise seus erros e refaça provas anteriores para melhorar sua performance.

Literatura

Em conversa com o Kuadro, o chefe do setor do vestibular do ITA, Luiz Carlos Rossato, falou sobre as questões de literatura. “Este ano as provas de literatura ficarão fixadas em três livros: “Senhora”, de José de Alencar; “Quincas Borba”, de Machado de Assis e “São Bernardo”, de Graciliano Ramos”. Ainda de acordo com Rossato, o programa de questões do ITA é baseado no ensino médio. Então, para quem entra no ensino médio já desejando o ITA, pode começar a se preparar desde então. Uma boa dica é não deixar as dúvidas acumularem e resolvê-las rapidamente.

O ITA é hoje umas das faculdades mais renomadas do Brasil, e oferece inúmeras oportunidades aos alunos, como intercâmbios e estágios em outros países.

Para mais dicas, acesse: www.kuadro.com.br

Sobre o Kuadro

Fundado em 2015, o Kuadro oferece educação a distância de qualidade a preços acessíveis. Criada pelo engenheiro Bruno Werneck e a bióloga Lucimara Anacleto, a empresa foi a consequência natural do desejo de quebrar as barreiras financeira e de distância que impedem muitos estudantes de ingressar em uma universidade ou curso concorridos. Com uma experiência de ensino que se aproxima de cursos presenciais, o Kuadro tem como grande diferencial a abordagem à educação – com orientações pedagógicas constantes, com foco em manter os estudantes interessados e disciplinados, e com isso se tornou bem sucedida ao preparar alunos das mais diversas regiões do país para alguns dos vestibulares mais concorridos, como ITA, IME e cursos de medicina por todo o Brasil.

Be the first to comment on "O ITA é possível: dicas de como se preparar na reta final"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*