Novo conector USB promete acabar com eterna frustração dos usuários

A tecnologia USB está pronta para dar um novo salto, que deve acabar com a frustração da maioria dos usuários com o padrão. O novo design de conector, chamado “USB Type-C” promete ser totalmente reversível, o que deve impedir aquela situação chata de ter que virar o cabo três vezes antes de acertar a posição, como o conector Lightning da Apple.

Os dois conectores do novo tipo de cabo serão igualmente pequenos. Assim, também não importa qual dos lados você encaixa no seu computador e qual você conecta à sua câmera ou celular.

USBA revelação foi feita pelo USB Implementers Forum, grupo que administra as especificações da USB. O plano foi anunciado em dezembro do ano passado, mas ainda não havia um consenso sobre o design. Agora já está decidido, e os novos cabos devem chegar em alguns meses, segundo a organização. Na verdade, o plano é completá-lo até julho e, até dezembro deste ano, aplicá-los em novos produtos.

O novo conector do tipo C promete algumas melhorias como a emissão de um clique quando plugado corretamente, além de ter sido pensado para suportar altas velocidades de transferência também com as futuras versões da USB.

Falando em velocidade, os novos cabos terão suporte ao padrão USB 3.1, que promete transferir dados em velocidades de até 10 Gbps, que é entre duas e três vezes mais rápido do que o USB 3.0.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *