Novembro Azul começa na CDPM II

A Embrasil Serviços, empresa responsável pela cogestão do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDPM II), em parceria com o Governo do Amazonas, iniciou nesta quarta-feira (7) a programação do Novembro Azul na unidade prisional. Os 159 internos que ocupam o pavilhão 6 do CDPM II foram divididos em quatro turmas e participarão de palestras sobre o tema Câncer de Próstata – Como prevenir e a importância do diagnóstico precoce. Além do conteúdo educativo, todos os 128 reeducandos com idade superior a 40 anos realizarão exames de sangue para medir o PSA, principal indicador laboratorial para diagnóstico da doença.

As atividades de prevenção serão realizadas todas as quartas e quintas-feiras de novembro. Cada turma participará da palestra educativa e de sensibilização na quarta e realizará a coleta de sangue na quinta. A programação no CDPM II está concentrada no pavilhão 6 por reunir todos os internos da unidade com mais de 40 anos de idade, população alvo das campanhas de prevenção do câncer de próstata.

O exame de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Normalmente, indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml. Mas, em alguns casos, indivíduos com câncer na próstata podem apresentar o PSA inalterado. Por isso, os médicos recomendam outros exames de diagnóstico – toque, ressonância magnética e biópsia, para todos os homens com idade acima dos 45 anos, especialmente se há histórico familiar da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *