Moda Sustentável! – Por Karen Leão

Karen Leão é jornalista e consultora de imagem. Escrever é uma das suas grandes paixões e usa esse espaço para divulgação de assuntos relevantes voltados ao universo da moda e do estilo!

Hello fashions lindos! Adoro cumprir os meus compromissos com vocês, disse que ia dar um jeito de voltar a fazer três posts e consegui #felicidadetotal.

Moda Sustentável

Então gente, eu fiz minha especialização na área de Meio Ambiente e é realmente uma área que eu amo. Porque eu acredito que se as pessoas fossem bem educadas (tivessem boas informações) os danos ambientais seriam minimizados, mas também sei que contra o capitalismo e o “progresso”, muitas coisas relacionadas ao meio são inviáveis.

O desenvolvimento sustentável tem como premissa a utilização dos recursos do planeta, pelas gerações atuais, de forma planejada, para garantirmos que as gerações futuras continuem dispondo destes recursos. Até porque já ouvi muita gente dizendo que a água era um bem infinito, mas a agora a gente sabe muito bem que é finito até demais. Nesse sentido, diversas propostas de uso responsável e renovável dos recursos tem sido difundidas e uma delas se conhece como 3 R’s – Reduzir/Reutilizar/Reciclar.

O Reduzir significa restringir a produção de resíduos, de modo que a quantidade de lixo produzida seja inferior ao que se vinha praticando. A utilização de sacolas retornáveis, em substituição às sacolas plásticas de supermercado é uma atitude que reduz a produção de resíduo.

O Reutilizar significa dar novos usos a matérias que antes eram descartadas, prolongando sua vida útil e evitando ou postergando seu descarte. Utilizar uma lata de biscoitos para guardar bijuterias, transformar uma camisa que não se usava mais são formas de reutilização.

E o Reciclar é transformar o resíduo, antes inútil, em matéria-prima ou novos produtos. O Brasil, embora tenha baixíssimos índices de reciclagem de resíduos, em geral, é referência em reciclagem de latas de alumínio. Somos também conhecidos pela reciclagem de garrafas pet.

2post

Na área de Moda que eu trabalho eu uso muuuuuito os dois R`s – Reduzir e Reutilizar. E tento transformar isso em algo bem real para que as pessoas entendam que todo mundo pode fazer a sua parte, da maneira que dá.

3post

Eu faço sempre questão de mostrar uma mesma peça utilizada de diversas formas, até porque roupa não é descartável e eu não sou milionária pra toda semana comprar uma peça diferente. Por isso sempre ministro palestras nesse sentido, com o objetivo de mostrar que cada um pode fazer a sua parte, da melhor forma possível.

karenleao

Então, um vestidinho que eu comprei no ano passado e já usei algumas vezes (até postei aqui no blog) no meu look de ontem virou camisa! E ele pode virar pelo menos uns 12 looks facilmente, basta você usar a criatividade. Hoje a minha ideia é mostrar pra vocês que dá pra ser sustentável sim, com pequenas ações que ao final se tornam grandes. Já pensou se todo mundo pensasse assim? Sem dúvida os danos ambientais seriam infinitamente menores.

karenleaomoda

Aproveito pra fazer um convite a vocês, na segunda-feira (25), farei uma palestra na Bemol Manauara Shopping, às 15 horas com esse tema. A entrada é gratuita e você é meu convidado especial!

1karenleao

Beeeeeeijos uma excelente sexta-feira e um fim de semana ímpar!

 

Acompanhe a Karen Leão:

TwitterFacebookInstagram

Be the first to comment on "Moda Sustentável! – Por Karen Leão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*