Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um mercado brasileiro localizado em Manaus, capital do estado do Amazonas. Teve sua construção iniciada em 1880, pela firma “Bakus & Brisbin”, de Belém, com pavilhões construídos em estrutura de ferro, pela firma “Francisc Norton, Engineers, Liverpool”. Sua inauguração se deu em 1883. Dessa época é datado o edifício principal. Trata-se de um galpão de aproximadamente 45 metros de comprimento e 42 de largura, construído em estrutura de ferro. A estrutura é sustentada por 28 colunas, sendo os parapeitos onde estas se apoiam, e as duas salas laterais, em alvenaria de pedra e tijolo. Seu calçamento é de laje de cantaria, de forma retangular, e sua rua central é calçada em paralelepípedos. As salas laterais possuem vinte “boxes”, separados entre si, por grades de ferro, possuindo, cada um, balcões de madeira, com tampo em mármore. Em 1890 foram construídos dois outros pavilhões (galpões) laterais de igual tamanho, também com estrutura de ferro e cobertura de zinco.[1]

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

No século XIX, preocupações a respeito das condições higiênicas na comercialização de alimentos criaram a necessidade da construção de mercados públicos em várias cidades, a exemplo do existente em Manaus, às margens do rio Negro.

Os “novos” pavilhões possuem 360 m² de área útil. Sua estrutura é formada por beirais abertos, encimados por arcos de ferro, os quais são sustentados por colunas, também em ferro. Nas duas fachadas principais, fechando os arcos, há gradis de ferro com ornatos decorados, acompanhados por vidros coloridos. Por volta de 1908, foi construído o pavilhão posterior para a comercialização, na época, de tartarugas, o qual possuía iluminação a querosene. Tal pavilhão teve a estrutura em ferro construída pela companhia “Walter Macfarlane, Glasgow”. Seu formato difere dos outros, sendo este totalmente fechado, possuindo cobertura em quatro águas e feita com chapas onduladas. A construção possui venezianas em todo o seu contorno, tendo oito entradas de acesso (uma em cada fachada principal, e três em cada lateral).

mercadao

Mercado Municipal Adolpho Lisboa

A construção também possui frontões formados por gradis ornados em ferro, e vidros coloridos. Ladeando esse pavilhão existem dois menores, de forma octogonal, possuindo também venezianas laterais em seu contorno e janelas em vidro (acima das venzianas). As janelas são encimadas por gradis de ferro decorados por motivos florais.

Na sua história recente, após sete anos fechado para reforma, o mercadão foi reinaugurado no dia 23 de outubro de 2013. A reforma foi iniciada na gestão Serafim Corrêa e finalizada na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

O maior desafio da reforma era atender às exigências de preservação do patrimônio realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN – e ao mesmo tempo conseguir se adequar às normas vigentes da Vigilância Sanitária. O resultado final permitiu esse equilíbrio, inclusive mantendo os permissionários que já trabalhávam à décadas no local e fez uma sêrie de resgates importantes, como o do sino da creolina.

Atualmente está entre os dois monumentos mais visitados pelos turistas em Manaus.

 

Fonte: Wikipédia
Imagens: Internet

Be the first to comment on "Mercado Municipal Adolpho Lisboa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*