Matemática na saúde: Fiocruz Amazônia divulga nova programação da Semana Nacional de C&T

Com o tema ‘A matemática na saúde’, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) dará continuidade, no período de 21 a 24 de novembro, às atividades da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foto Divulgação

A programação do evento ocorrerá em dois locais: no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado no Shopping Manauara (das 10h às 16h) e no Salão Canoas, auditório do ILMD/Fiocruz Amazônica (Rua Teresina, 476, Adrianópolis, das 19h às 21h).

O vice-diretor de Pesquisa e Inovação do ILMD, Felipe Naveca, informou que essas ações objetivam levar a ciência para a sociedade com uma linguagem simplificada, mostrando o que a Fiocruz Amazônia faz no nosso Estado, chamando a atenção, principalmente, das crianças, jovens e adolescentes para o papel da ciência no cotidiano. “A proposta também é de mostrar para eles como a matemática auxilia os pesquisadores e gestores da área de saúde em suas atividades. A partir da análise dos números, podemos identificar surtos, epidemias, locais com maior frequência de ocorrência de uma doença”, frisou.

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento de divulgação científica iniciará na terça-feira, 21/11, no Espaço Ecam, às 10h, com a palestra ‘Diarreia e suas causas’, com a mestranda Alessandra Cavalcante. No horário das 14h às 16h, a pesquisadora Joyceana Matsuda falará sobre ‘O que é tuberculose?’. À noite, das 19h às 21h, o palestrante Yuri Oliveira Chaves vai falar sobre a ‘Pesquisa no ILMD’, no Salão Canoas.

Na quarta-feira, 22/11, o público poderá conferir uma palestra com Yago Santos sobre ‘Filarioses na Amazônia’, das 10h às 12h, no Espaço Ecam – Manaura Shopping. Pela tarde, no mesmo espaço, das 14h às 16h, é a vez da palestra ‘Onde está o DNA?”, com Victor Souza. Na programação noturna, no Salão Canoas, do ILMD/Fiocruz Amazônia, ocorrerá a apresentação do Programa de Iniciação Científica (PIC), com a pesquisadora Stefanie Lopes.

Já na quinta-feira, 23/11, a pesquisadora Edilene Martins vai ministrar palestra sobre a ‘Malária no Brasil’, das 10h às 12h, e pela tarde o pesquisador André Corado falará sobre ‘Epidemiologia Molecular do HIV 1’, das 14h às 16h. Com o tema ‘Infecção hospitalar em números’, a palestrante Paula Taquita, apresentará a palestra no Salão Canoas, das 19h às 21h.

Na programação de sexta-feira, 24/11, das 10h às 12h, ocorrerá uma palestra no Espaço Ecam, com a pesquisadora Luiza Garnelo intitulada ‘Desigualdades Sociais na Amazônia’. No período da tarde, das 14h às 16h, a palestrante Laissa Barroso, falará sobre ‘Dermatófitos’. À noite, das 19h às 21h, no Salão Canoas, o público poderá assistir a palestra sobre a ‘Pesquisa no diagnóstico e controle da malária’, com as estudantes de pós-graduação Juliana Glória e Késsia Caroline Alves.

SERVIÇO

O quê? Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Quando? 21 a 24 de novembro de 2017

Onde? Espaço Ecam (Manauara Shopping) e Salão Canoas  (sede do ILMD/Fiocruz Amazônia)

Que horas? 10h às 16h (Espaço Ecam) e das 19h às 21h (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *