Manaus recebe maratona de programação “Ocean Challenge”, da Samsung

Será realizado em Manaus, entre sexta-feira (7) e domingo (9), o evento “Ocean Challenge: Saúde, Educação e Cidadania”. A maratona de programação da Samsung é dirigida a estudantes e profissionais interessados em apontar soluções aplicadas à ciência de dados para as áreas de saúde, educação e cidadania.

O “Ocean Challenge” acontece no Samsung Ocean, espaço localizado dentro da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA).

Foram abertas inscrições de equipes multidisciplinares com desenvolvedores, designers e especialistas das áreas atendidas. Cadastros individuais também foram aceitos para que, no dia de abertura do evento, as pessoas tenham a oportunidade de integrar uma equipe com outros inscritos individuais.

A abertura do evento será amanhã, às 17h, seguida de palestra. Especialistas de cada área falarão sobre problemas e necessidades não atendidas, para que as equipes desenvolvam suas ideias – que deverão ter viabilidade técnica e de negócios. Além disso, esses profissionais atuarão como mentores nos três dias do evento, em conjunto com a equipe do Ocean.

Em seguida, as equipes serão divididas para iniciar o desenvolvimento. No sábado, a elaboração das soluções continua. No último dia do evento será realizado um treinamento de “pitch” e as propostas serão apresentadas.

Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina, acredita que o evento pode colaborar com setores essenciais para o desenvolvimento brasileiro. “O objetivo é direcionar o uso da tecnologia à melhoria da saúde, da educação e da cidadania”, diz. “E isso será possível por meio do esforço de equipes especializadas. Assim, conseguimos continuar cumprindo a missão do Samsung Ocean, que é capacitar pessoas em tecnologias digitais e empreendedorismo”, complementa.

Segundo o coordenador do Samsung Ocean Manaus, Silvio Marques, o “Ocean Challenge” tem como principal objetivo fomentar a interação e a troca de experiência sobre ciência de dados. “Traremos pessoas que trabalham nessas áreas para pensar em eventuais problemas e apontar soluções usando a quantidade de dados que nós temos hoje”, enfatiza.

O “Ocean Challenge” é motivado pela nova área de capacitação da Samsung iniciada no segundo semestre deste ano, nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial. “O Ocean tem novas turmas abertas nessas áreas e notamos a oportunidade de um evento para que os participantes possam aplicar o conhecimento adquirido em problemas do mundo real”, complementa Silvio Marques.

“Ocean Challenge: Saúde, Educação e Cidadania”

Quando: sexta-feira (17h às 22h), sábado (8h às 22h) e domingo (8h às 18h)

Onde: EST/UEA – avenida Darcy Vargas, 1.200, Chapada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *