Festival promove inclusão e interação para crianças com deficiências

Fotos: Mauro Smith/ Semjel

A Escola Municipal André de Araújo Vidal, localizada na rua da Penetração, no Parque Dez, zona Centro-Sul, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 22/6, uma série de atividades dentro do “Festival dos PCDs”. A programação foi direcionada a 50 crianças e contou também com a participação de entidades que realizam atividades de inclusão.

As atividades promovidas nesta manhã visaram principalmente o desenvolvimento psicomotor e a socialização de Pessoas com Deficiências (PCDs) de Manaus. A programação foi realizada pelas secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (Semed). Todas as crianças tiveram acesso ao circuito motor e receberam medalha de participação.

Fotos: Mauro Smith/ Semjel

Coordenadora do evento, Wiviane de Oliveira aponta os benefícios proporcionados pelas atividades oferecidas às crianças esta manhã. Entre os quais, está a melhoria da coordenação motora, o equilíbrio, além da aproximação de pessoas sem deficiência. “Por meio desse evento, as crianças puderam vivenciar momentos de interação e diversão junto a outras pessoas. Foi de fundamental importância pra elas”, explicou.

Em poucas palavras, Kamila Boneth, 15, uma das participantes, externou. “Estou muito feliz. Ganhei mais uma medalha”. A mãe, Maira Dolores, explicou que a filha, que possui paralisia cerebral, gosta muito de realizar as atividades. “Essa é a décima primeira medalha que ela ganha. Essa atividade é muito boa para o desenvolvimento dela. Sempre que há esses eventos, ela participa”, declarou Dolores.

“Às vezes nós ficamos perdidos sem saber o que fazer, mas eles (PCDs) são muito capazes. E são normais. São crianças que trazem muita felicidade e ensinamento para nós”, completou a dona de casa Maria Barros, que acompanhava o neto Davi Barros durante o Festival.

No evento, o subsecretário de Esporte e Lazer da Semjel, Elvys Damasceno, explicou que a prefeitura vem criando opções diversas para o desenvolvimento e inclusão das Pessoas com Deficiências. “Essa é uma orientação do próprio prefeito Arthur Virgílio Neto de atendermos as Pessoas com Deficiências com qualidade e atividades variadas. Nós trouxemos o Festival aqui para a Escola André Vidal, pelo fato de a mesma já realizar atividades do tipo”, finalizou.

Be the first to comment on "Festival promove inclusão e interação para crianças com deficiências"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*