Evandro Melo tem prisão convertida para domiciliar

Evandro Melo foi titular da Secretaria de Administração e é irmão de José Melo (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Evandro Melo já deixou penitenciária; governador e ex-primeira dama continuam presos.

O ex-secretário de Administração do Amazonas, Evandro Melo, teve a prisão preventiva convertida para domiciliar pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. Melo é um dos investigados da operação “Custo Político”, que apura desvios de verbas da Saúde do Estado.

Evandro Melo foi titular da Secretaria de Administração e é irmão de José Melo (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Ao G1, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que ele deixou o Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), na BR-174, por volta das 16h30 (horário de Manaus) desta quarta-feira (31).

O TRF-1 analisa um pedido de prisão domiciliar ao ex-secretário de Saúde, Pedro Elias. Ele, o ex-governador José Melo e a ex-primeira dama Edilene Oliveira seguem em penitenciárias da capital.

Na terça (30), foi confirmado que a Polícia Federal indiciou José Melo, Wilson Alecrim, Pedro Elias, Afonso Lobo e Evandro Melo por corrupção passiva, ocultação de bens e associação criminosa. Já Edilene Oliveira está indiciada por obstrução de investigação e participação em organização criminosa.

Entenda

A investigação apontou que a movimentação financeira do ex-governador do Amazonas é considerada incompatível com sua renda. Ele teria recebido dinheiro em espécie do médico Mouhamad Moustafa, apontado como o chefe do esquema que desviou recursos destinados à saúde pública.

Em 2016, a Operação Maus Caminhos desarticulou um grupo que possuía contratos firmados com o governo do estado para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, em Manaus; da Maternidade Enfermeira Celina Villacrez Ruiz, em Tabatinga; e do Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) do Estado do Amazonas, em Rio Preto da Eva.

A gestão dessas unidades de saúde era feita pelo Instituto Novos Caminhos (INC), instituição qualificada como organização social.

A participação de Melo no esquema foi identificada por meio de conversas telefônicas interceptadas entre o irmão do ex-governador e Mouhamad Moustafa.

 

Com Informações do G1, Amazonas

Be the first to comment on "Evandro Melo tem prisão convertida para domiciliar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*