Estudante da Escola Estadual Frei Mário Sabino propõe instalação de uma biblioteca pública em Pauini

Após tomar conhecimento de uma proposta louvável por parte da estudante Jackeline Silva do Nascimento, de 16 anos de idade, da Escola Estadual Frei Mário Sabino, concernente à instalação de uma biblioteca pública no município de Pauini (distante 923 quilômetros de Manaus em linha reta) a reportagem fez alguns questionamentos com alunos e professores. Todos são de comum acordo que a biblioteca deve assumir um papel relevante no processo educativo, visto que a mesma procura ofertar à comunidade materiais de pesquisa com várias informações que atendem às exigências do currículo escolar. A biblioteca pública é sem dúvida de fundamental importância para a sociedade, pois ela proporciona aos munícipes o acesso à informação, cultura, lazer e conhecimento.

Fotos: Reprodução/ Internet

Observando o exposto sobre a importância da biblioteca pública, concluí-se que a aluna tem fundamentação convincente quando torna público o desejo de ver a biblioteca de Pauini estruturada.

Em entrevista à discente, Jackeline Silva frisou que participa de vários grupos de leitura e literatura de outros lugares, onde são abordados assuntos sobre a importância da biblioteca pública na sociedade e de seu papel nos dias atuais, tendo em vista a necessidade de aprimorar o conhecimento dos leitores através de um acervo de livros. A partir desse momento, a mesma teve um interesse ainda maior pelo assunto, sabendo da carência de uma biblioteca na cidade em que reside atualmente. “Eu particularmente gosto de ler, porém, não há livros temáticos e de obras literárias… entre outros”. Algumas pessoas podem até perguntar e os e-books e pdf (livros digitalizados)? Daí respondo: é melhor ter um bom livro em mãos. É mais prático e satisfatório para quem prática a leitura diária. Sabe-se que se quisermos ler um livro precisamos buscar de fora e isso gera um gasto para nós e nem todos tem condições financeira para isso, sem contar que dependendo do lançamento ou do autor do livro, podemos pagar um valor caríssimo para obtê-lo. Sendo necessário algumas pessoas recorrerem a outro meio de comunicação, como por exemplo, a Internet para fazer pesquisas.  Bom seria se tivesse uma biblioteca pública em Pauini.  Seria um grande avanço. A jovem ressaltou ainda que manteve contato com a prefeita de Pauini, Eliana Amorim, e segundo ela a mesma se comprometeu em ajudar e deu incentivo a essa ideia; mas até o momento não demonstrou nenhum interesse pelo assunto. Jackeline também recebeu convite para participar de um programa de rádio comunitária na cidade e até apresentou a proposta com objetivo de que as autoridades municipais tomassem conhecimento e oferecessem assistência moral e financeira com essa atitude benéfica. Cabe agora à administração local colocar em prática essa ótima ideia e executá-la.

 

Matéria: Romário Vieira / Portal do Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *