Escola bilíngue da rede pública do Amazonas celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil com exposição temática

A imigração japonesa no Brasil completa, em 2018, 110 anos e para celebrar a data, a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, escola pública que oferece ensino bilíngue português-japonês, promove na próxima quinta-feira (21) uma exposição para comemorar o momento histórico.

O evento será realizado no auditório da escola, localizada na avenida General Rodrigo Octávio, 600, no bairro Coroado I, Zona Leste de Manaus, a partir das 14h e será marcado pela apresentação da linha do tempo da imigração japonesa no Brasil: “Da chegada do navio Kasato Maru à cultura J-pop”.

De acordo com o gestor da escola, professor Orlando Moura, vários estandes temáticos contando a história da imigração japonesa foram montados na escola e serão apresentados pelos estudantes de forma dinâmica.

“Como a escola é a primeira unidade pública do País a oferecer ensino bilíngue português e japonês, trabalhamos com diversas atividades ao longo do ano e esse marco histórico faz parte dessas atividades programadas”, disse Moura.

Além de representantes da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), o evento contará com a participação de representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Consulado Geral do Japão em Manaus.

Escola Bilíngue

Tradicional escola amazonense inaugurada em 1980, a Escola Estadual Djalma Batista foi revitalizada pelo Governo do Amazonas e a partir de 2016 passou a contar com o projeto de ensino bilíngue.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da SEDUC, em parceria institucional com o Consulado Geral do Japão em Manaus, a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nipaku) e a Universidade Federal do Amazonas.

A escola estadual Djalma Batista atende a aproximadamente mil estudantes, oferecendo a modalidade de tempo integral em Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.

Be the first to comment on "Escola bilíngue da rede pública do Amazonas celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil com exposição temática"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*