Equipe da Cosama chega a Atalaia do Norte para iniciar mutirão de ações

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas – Cosama, enviou nesta quinta-feira (09/05) uma equipe técnica para realizar mutirão de organização de todo o Sistema de Abastecimento de Água no município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), que será administrado pela Companhia.

A coordenadora da equipe, Cheila Bortoleto, relatou que será realizado o recadastramento de usuários da água na cidade. “Uma parte da equipe irá nas casas realizar o cadastramento dos das famílias, para que os dados sejam incluídos no Sistema da Cosama”, enfatizou.

A equipe também realizará todo o levantamento de bens materiais, situação administrativa e financeira, com vistas à realização de um plano de ação. O presidente da Cosama, Armando do Vale, também informou que, posteriormente, serão realizadas melhorias principalmente na estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA), assim como a reforma do flutuante de captação e a ampliação de rede.

A equipe deve inicialmente permanecer em Atalaia do Norte durante 20 dias, o prazo para a realização da primeira etapa dos trabalhos. “Estamos assumindo a distribuição de água no município porque a situação é grave. É orientação do governador Wilson Lima priorizar as ações no interior para oferecer água de qualidade, melhorando inclusive a saúde da população”, concluiu o presidente da Cosama.

Situação – Um levantamento realizado pelo departamento técnico da Cosama constatou que, além da falta de materiais para o preparo da água e do laboratório para análises, os equipamentos que realizam todo o processo estão quebrados. A estrutura, por sua vez, está precisando de manutenção e investimentos. Em Atalaia do Norte existem 1.403 ligações de água ativas e menos de 60 hidrômetros instalados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *